Fussesp: Mais de mil pessoas prestigiam Jantar Japonês em prol do Hospital Geral de Vila Nova Cachoe

nd

ter, 17/10/2000 - 12h20 | Do Portal do Governo

Queima de fogos de artifício, números de ilusionismo, apresentações de música e danças tradicionais marcaram a Noite Japonesa, quarto e último grande evento beneficente em prol do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, realizado no Palácio dos Bandeirantes. O jantar, iniciado depois da quebra do barril de saquê (kagami uari) pelo governador Mário Covas, Lila Covas e patrocinadores, teve a participação de secretários de Estado, empresários nipo-brasileiros, voluntários do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e convidados da colônia japonesa.

Para Lila Covas, que resolveu realizar um dos jantares beneficentes em seu aniversário, o dia era de festa não só para ela e todos os que contribuíram com a realização de mais esse evento, mas também para a população da zona norte. “Todos esses eventos em prol do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha são motivo de felicidade para toda a região, que vai ser beneficiada com a ampliação e reformas nos setores de ortopedia e Pronto Socorro. Os esforços de todas essas pessoas são motivo de muito orgulho e felicidade. E também para a colônia japonesa que, pela primeira vez, é recebida com festa no Palácio dos Bandeirantes”, disse.

O evento contou também com apresentações de Bon Odori, dança tradicional feminina, Aoa Odori, dança dos pratos, além de shows dos cantores Joe Hirata, Francine, Roberto Casanova e Conceição. Para mostrar a integração Brasil-Japão, os brasileiros cantaram músicas japonesas e Joe Hirata animou o público com música sertaneja. Os números do ilusionismo, que tiveram as participações de Lila Covas e do secretário estadual da Fazenda, Yoshiaki Nakano, foram o ponto alto da Noite Japonesa. Em uma das mágicas de Issao Imamura, Lila Covas aparece no palco em uma das mágicas, onde foi homenageada pelo seu aniversário.

A Noite Japonesa, coordenada por Goro Hama e Sérgio Kobaiyashi, conseguiu a maior arrecadação de todos os eventos: 210 mil reais. Os presentes ainda concorreram a quadros de Mabe, estadias em Angra dos Reis e viagens ao Japão. O Fundo Social de Solidariedade também ganhou um Ford Ka, que deverá ser leiloado e revertido em programas sociais, e 25 toneladas de roupas da ONg japonesa Oiska International.

Os quatro grande eventos em prol do Vila Nova Cachoeirinha – Jantar Rosa Rosarum (08/05), Noite Portuguesa (19/06) e Noite Espanhola (25/09) conseguiram totalizar R$ 420.672,00 em recursos para obras da unidade. Desde janeiro deste ano, outros eventos foram realizados em prol do Hospital: shows no Tom Brasil e Sala São Paulo (25/01), Juca Chaves (04/05), Vernissage Maria Laura Marques (13/06) e peça Rei Lear (13/set), que totalizaram R$ 48.301,00.

Na primeira quinzena de dezembro a reforma do Pronto Socorro e ampliação do setor de Ortopedia deverão estar finalizadas, beneficiando os cerca de 650 mil habitantes da região. O Hospital Geral de Vila Nova Cacheoirinha, inaugurado em 1991, realiza atualmente 20.000 atendimentos por mês.

Empresas nipo-brasileiras recebem medalha dos Bandeirantes

Uma cerimônia em homenagem aos integrantes e entidades nipo-brasileiras foi realizada antes da abertura do jantar, no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, com as presenças do governador Mário Covas, Lila Covas, Takaaki Kojima, cônsul-geral do Japão em São Paulo; Yoshiaki Nakano, secretário estadual da Fazenda; Antônio Angarita, secretário de Estado e Gestão Estratégica, e Goro Hama, coordenador da Comissão Executiva da Noite Japonesa.

Na ocasião foram homenageadas com medalha dos Bandeirantes e Ordem do Ipiranga empresas que desde 1997 contribuem para a despoluição do rio Tietê e para o progresso de São Paulo. São elas, Honda, Toyota, Tozan, Sansuy, Yakult, Jacto e Maeda. O governador Mário Covas também concedeu homenagens às entidades Bunkyo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Enkyo, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Kenren, Federação de Províncias do Japão; Kodomo no Sono, Associação Pró-Excepcionais; Associação Social José Gaspar e Sociedade Beneficente Casa da Esperança.

Patrícia Reis