Fussesp lança programa Consciência Alimentar

Programa piloto foi lançado na região da Capela do Socorro

seg, 15/03/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural (Fussesp) lançou na quinta-feira, 11, o piloto do programa Consciência Alimentar na região da Capela do Socorro. A iniciativa é um prolongamento do programa Alimentação para a Saúde, que ensina às crianças como se alimentar corretamente e prevenir doenças como obesidade e desnutrição. O programa foi criado pela presidente da entidade Mônica Serra e desenvolvido junto às Casas de Solidariedade mantidas pela Fussesp.

As crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) assistiram a um vídeo em que a atriz Nicete Bruno interpreta uma avó e conversa com seus netinhos sobre alimentos, mostrando a origem de muitos vegetais e frutos, além de levá-los para uma fazenda para verem de perto de onde vem o leite. Em seguida, elas participaram de uma roda para conhecer os frutos e legumes, conhecer suas propriedades nutritivas.

A criançada também colocou a mão na massa. Usando aventais e toucas, elas foram divididas em duplas e prepararam um sanduíche e um espetinho de frutas – que depois puderam ser saboreados.

O programa também será oferecido para a comunidade e mães das crianças envolvidas. A ideia é estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis e promover a consciência alimentar. O programa ainda deve ser estendido para todos os municípios  por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais e municipais de Educação e Saúde e a secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.

Da Fussesp