Fussesp inaugura Escola de Imagem Pessoal na capital

O projeto é uma parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho; Grupo Ikesaki e Vult Cosmética

ter, 18/10/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, inaugurou nesta terça-feira, 18, a Escola de Imagem Pessoal, no Parque da Água Branca. A data também marcou o início das aulas para a primeira turma, composta por 160 alunos (divididos nos períodos da manhã e da tarde).

“O segmento da beleza cresce a cada dia e gera milhões de empregos, justamente porque todo mundo gosta de se cuidar. Cuidar da beleza é cuidar da autoestima. Nosso objetivo com a Escola de Imagem Pessoal, assim como aconteceu com as Padarias Artesanais e com a Escola de Moda, é proporcionar que as pessoas carentes tenham acesso a cursos rápidos, com qualidade e de graça”, explicou Lu Alckmin.

A Escola de Imagem Pessoal, que faz parte da Escola de Qualificação Profissional, conta com três cursos: Maquiador; Depilador e Design de Sobrancelhas; e Manicure e Pedicure. São quatro horas de aula, de segunda à sexta-feira, durante o período de dois meses.

Os alunos ganham material didático, uniforme, alimentação e auxílio transporte. Os que estão desempregados (e não recebem Seguro Desemprego, Licença Prêmio, Licença Médica Remunerada ou Afastamento do trabalho que receba alguma indenização) ainda recebem uma bolsa-auxílio de R$ 210,00 da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

“Esta parceria é um grande passo para esta nova fase dos Cursos de Qualificação Profissional. Estamos priorizando qualificar a demanda que já existe, pois a inserção no mercado de trabalho se dá com muito mais facilidade”, explica o secretário Davi Zaia.

O projeto também conta com a parceria do Grupo Ikesaki, que doou os equipamentos e móveis, e da Vult Cosmética, que será a doadora de todos os insumos a serem utilizados durante os cursos.

Para participar da Escola de Imagem Pessoal basta ter mais de 18 anos. Os interessados devem comparecer ao Fundo Social, localizado à rua Ministro Godói, n°180, Parque da Água Branca, munidos do RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações: (11) 2588-5896.

Conteúdo dos cursos

Durante o curso de Maquiador, serão ensinadas técnicas de maquiagem, preparo da pele, maquiagem básica e auto-maquiagem, cosmetologia básica e específica para cosméticos de maquiagem, maquiagem sofisticada para noite, festas, noivas e tendências.

Para quem optar por Depilador e Designer de Sobrancelhas terá aulas de como realizar depilação facial e corporal, utilizando as técnicas e produtos adequados para cada região, com o objetivo de satisfazer as necessidades estéticas, de saúde e de bem-estar do cliente. Além de aprender sobre a forma correta da modelagem de sobrancelhas, por intermédio da simetria facial, empregando a utilização do paquímetro e das técnicas de visagismo adequada ao perfil do rosto e necessidade do cliente.

Já Manicure e Pedicure, o aluno aprenderá higienização e cuidados da aparência, das unhas das mãos e pés, bem como a preparação e esterilização dos materiais de trabalho.

Escola de Qualificação Profissional

A Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social tem por objetivo oferecer cursos rápidos de capacitação que vão ao encontro das necessidades do mercado. Além, é claro, de estimular a geração de emprego e renda.

A Padaria Artesanal, implantada em 2001, é o carro chefe desse programa. Durante um dia, das 8 às 17h, os alunos aprendem dez tipos de pães nutritivos, saborosos e de alto valor comercial. São ensinadas também noções de higiene, saúde e ética. Para participar basta ter mais de 18 anos. Todos os alunos recebem material didático, uniforme, alimentação e certificado de conclusão. As aulas acontecem no Palácio dos Bandeirantes. Mais informações: (11) 2193-8969.

Inaugurada em abril deste ano, a Escola de Moda conta com cinco cursos: Roteiro de Costura (Corte, Costura e Modelagem), Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas. São quatro horas de aula, de segunda à sexta-feira, durante dois meses. Assim como na Imagem Pessoal, os alunos também ganham material didático, uniforme, alimentação e auxílio transporte. Para participar basta ter mais de 18 anos. Os que estão desempregados (e não possuem nenhum benefício governamental) recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 durante o período do curso. Mais informações: (11) 2588-5896.

Sobre o Grupo Ikesaki

O Grupo Ikesaki teve sua origem em 1954 a partir de uma pequena fábrica e distribuidora de produtos para tinturaria e lavanderia fundada por Hirofumi Ikesaki. Anos depois, em 1964, atento às mudanças do mercado, estendeu o seu negócio, estabelecendo uma loja e distribuição de produtos de beleza. E na década seguinte, idealizou e inaugurou o 1º supermercado de perfumaria e cosméticos inédito no País.

Nesse mesmo ritmo de evolução, há 46 anos a Ikesaki compartilha com os clientes de todo o país através de suas lojas na capital e representantes, o que há de melhor em perfumaria, cosméticos, produtos de higiene pessoal, acessórios e equipamentos profissionais.

O Grupo Ikesaki formado por diversas empresas atua no segmento atacadista e na distribuição de cosméticos, atendendo inclusive pedidos de outros países. No segmento industrial produz aparelhos elétricos, cosméticos acessórios profissionais e móveis para salões de beleza, clínicas e spas.

Constantemente o Grupo Ikesaki viaja para acompanhar a evolução desse mercado, buscando avanços tecnológicos, visitando as maiores e melhores expressões do mundo da beleza, com o objetivo de se atualizar e proporcionar desenvolvimento com árduo trabalho, a conquista da liderança mundial do mercado de beleza. Estimular o desenvolvimento do setor e dos profissionais, valorizar os fornecedores, clientes, colaboradores e comunidade, unidos e juntos, são os objetivos do Grupo Ikesaki e pilares de seu fundador.

Sobre a Vult Cosmética

Há sete anos no mercado brasileiro, a Vult Cosmética já é referência de sucesso no segmento maquiagem. Isso se deve à sua busca constante pela  qualidade, design sofisticado e preços acessíveis.

Além da preocupação com a qualidade e estética de seus produtos e qualificação dos seus profissionais de vendas, a empresa está sempre buscando as novidades e tendências internacionais tornando-as mais próximas do universo feminino brasileiro. Devido ao grande sucesso de seus produtos de maquiagem, a marca inova e entra no mercado com linhas diferenciadas.

Comprometida com o desenvolvimento humano, a Vult Cosmética apoia ONG’s e realiza campanhas sociais com o objetivo de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Com sede em Mogi das Cruzes (SP), a Vult Cosmética está estrategicamente localizada para atender com agilidade todo o mercado nacional, cujas vendas de seus produtos são realizadas através de distribuidores regionais, especializados no atendimento ao varejo, tornando os cosméticos Vult disponíveis nas melhores prateleiras de todo país.

Site

Está no ar o site do Fundo Social. De fácil navegação, o endereço permite conhecer um pouco sobre a história e missão do Fundo. Também é possível saber como colaborar com o órgão.

Do Fussesp