Fussesp faz parceria com Sesi para implantar projeto

Idéia é incentivar o consumo integral dos alimentos, combatendo o desperdício

ter, 26/02/2008 - 14h36 | Do Portal do Governo

Alimentação equilibrada e hábitos alimentares mais saudáveis para combater a desnutrição e a obesidade e, assim, aumentar o rendimento escolar. Esses são os principais objetivos do programa “Alimentação para a Saúde”, desenvolvido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp).

O projeto tem como base o programa Alimente-se Bem, do Sesi-SP,  criado em 1999, para incentivar o consumo integral dos alimentos, combatendo o desperdício. Sua proposta é mudar hábitos alimentares por meio de cursos gratuitos oferecidos à comunidade. Nessas aulas de culinária são ensinadas receitas nutritivas e saborosas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas.

A parceria entre o Fussesp e o Sesi-SP foi assinada nesta segunda-feira, 25, em encontro na sede da FIESP, onde estavam presentes a presidente do Fundo de Solidariedade, Monica Serra, se reuniu com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e com o superintendente operacional do Sesi-SP, Luis Carlos de Souza Vieira. O Comitê Feminino da Fiesp, dirigido por Silvia Della Manna, foi o grande incentivador dessa parceria.

O Alimentação para a Saúde está sendo implantado na Casa da Solidariedade II, mantida pelo Fundo. O local oferece serviços de saúde, lazer e atividades culturais e atende crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, moradores de regiões carentes da capital. A ação educativa relacionada ao aproveitamento integral dos alimentos passa a fazer parte da alimentação dos alunos. Depois que as crianças assimilarem a proposta, espera-se que elas levem a idéia para dentro de casa, mudando os hábitos de toda família.

“Sei que é muito difícil mudarmos os hábitos das pessoas. Mudar hábitos significa quebrar tabus. No caso, estamos tentando mostrar que tudo aquilo que era considerado lixo, como os talos e cascas, pode ser fundamental na manutenção da saúde”, disse Monica Serra.

Como o projeto será aplicado em apenas uma das Casas da Solidariedade, ao final de um ano será possível fazer um comparativo entre as crianças atendidas nas duas entidades e, avaliar na prática, os benefícios do programa. “Estamos felizes em participar, pois teremos a oportunidade de levar a proposta para milhares de crianças e famílias”, afirmou Paulo Skaff.

O projeto “Alimentação para a Saúde” tem importantes parceiros, como a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, o Hospital Infantil Darcy Vargas, a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, do Serviço Social da Indústria – Departamento Regional de São Paulo, do Comitê Feminino da Fiesp e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Leia mais:

Do Fussesp