Fundo Social: Lu Alckmin participa da formatura de alunos do programa de geração de renda

Evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes

sex, 03/03/2006 - 15h54 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 6 de março, às 15h30, será realizada, no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, a formatura dos alunos dos cursos do Programa de Geração de Emprego e Renda, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Neste semestre três turmas estão se formando, num total de 310 pessoas. Os formandos receberão um diploma e um kit com equipamentos básicos para a prática dos ensinamentos.

O Programa de Geração de Renda ensina a confeccionar peças de alta qualidade, sendo este seu diferencial. Dessa forma, os produtos encontram grande aceitação nas lojas, atendendo a um público que busca novidades.

Os cursos de capacitação têm duração de um mês e meio e aproximadamente 90 alunos freqüentam as aulas, que são realizadas em dois dias da semana. As especialidades são: bordado em linha, bordado em pedraria, confecção de caixas em tecido, costura de edredons, jogos americanos, almofadas, bolsas e patchwork (costura de retalhos). Os cursos contam também com o apoio da iniciativa privada, que muitas vezes doa os materiais necessários para o aprendizado, como tecidos e linhas.

Para Lu Alckmin, os projetos Geração de Renda “levam ética, cidadania, saúde e dignidade às pessoas carentes. Seguem o enfoque principal do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que é desenvolver programas que visam, principalmente, ações que exercitam a solidariedade educacional, possibilitando a capacitação de agentes multiplicadores, geração de emprego e ampliação de renda”.

Novas perspectivas

Maria Ferreira Barbosa, moradora do Jardim Ângela e mãe de 17 filhos, chegou no Fundo Social sem emprego. Ela fez inscrição para o curso de patchwork, e destacou-se pelo seu interesse, garra e vontade de ajudar o próximo.

Combinação perfeita para uma boa profissional. Hoje, ela é uma das professoras da oficina de costura do Fundo.  Outro caso de merecimento é de Erailde Maia da Silva Santos, moradora do Jardim São Raimundo, Guaianases. Ela também passava por dificuldades financeiras, e sentia-se desestimulada. Por intermédio de uma amiga, iniciou as aulas de bordado em linha. Antes mesmo de concluir o curso, Erailde começou a ensinar vizinhas, amigas e também a comunidade próxima de sua casa. A qualidade de seu trabalho foi reconhecida por todos e, por este motivo, ela assumiu sua primeira turma em agosto, tornando-se uma das mais novas contratadas do Fussesp para repassar seus conhecimentos.

Já a moradora do alto do Piqueri, Cacilda dos Santos Morgado, chegou ao Fundo Social a procura de uma atividade, pois estava deprimida. Cursou por seis semanas as aulas de costura, onde fez muitas amizades. Deixou de tomar remédios para depressão e foi contratada por uma empresa como telefonista.

Hoje, está estudando italiano. Segundo a própria Cacilda, o curso foi a injeção de animo que precisava para resgatar sua auto-estima.

Programa Geração de Renda no interior

No interior do Estado, o Programa de Geração de Emprego e Renda apóia os municípios na implantação de projetos que capacitam, geram renda e emprego.

Os recursos são repassados pelo Fundo Social de Solidariedade aos Fundos Municipais, que elaboram projetos voltados às necessidades regionais. Já foram repassados R$ 8 mil a todos os Fundos Municipais, em convênios para aquisição de material permanente e implantação do projeto. Agora estão sendo liberados mais R$ 10 mil para criação ou ampliação dos projetos existentes.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, realizo reuniões de avaliações dos Programas de Geração de Renda em todas as regiões dos Estado em 2005. Nesses encontros foram apresentados os resultados conseguidos pelos Fundos Municipais e todos trocaram muitas experiências.

SERVIÇOS

As pessoas interessadas em participar do Programa podem procurar as entidades sociais e associações de favelas da Capital, cadastradas no Fussesp, onde os responsáveis encaminham os moradores para a capacitação.

Assessoria de Imprensa do Fundo Social de Solidariedade