Fundo Social: Lu Alckmin lança padarias artesanais em escolas da Zona Norte e RMSP

Programa do Fussesp é levado às unidades de ensino que abrem as portas para a comunidade nos fins de semana

sex, 03/03/2006 - 17h26 | Do Portal do Governo

Programa do Fundo Social de Solidariedade é levado às unidades de ensino que abrem as portas para a comunidade nos fins de semana

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo(Fussesp), Lu Alckmin, lança neste sábado, dia 04, às 9h30, em Guarulhos, o Programa Padarias Artesanais em escolas estaduais, integrantes do Programa Escola da Família.

São unidades de ensino que abrem as portas nos fins de semana para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. Até hoje já foram capacitadas mais de 4.500 escolas estaduais. O objetivo é levar o Programa para toda a rede estadual de ensino.

A cerimônia, que contará com a presença do Secretário-Adjunto Estadual da Educação, Paulo Barbosa, será realizada na Escola Estadual Guilhermino Rodrigues de Lima, com a entrega simbólica de um kit de Padaria Artesanal.

Ao todo, serão doados 199 kits que beneficiarão 199 escolas da Zona Norte e da região Metropolitana de São Paulo.

Para Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da Padaria Artesanal nas unidades de ensino visa aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público, evitando a violência e a entrada de drogas nas escolas.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 800 a R$ 1.200,00 dependendo da negociação do parceiro.

Iniciado há quatro anos, o Programa de Padarias Artesanais já conta com quase 10 mil unidades implantadas em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 645 municípios do Estado.

  O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 15 mil pessoas foram capacitados.

  Dia: 04 de março de 2006

COLETIVA: 09h30

Local: Escola Estadual Guilhermino Rodrigues de Lima

Endereço: R. do Grupo s/n – Bairro dos Pimentas – Guarulhos

Assessoria de Imprensa do Fundo Social de Solidariedade