Fundo Social: Jardim Escola inicia mais uma turma de alunos

O projeto está em sua 4ª edição e vai capacitar população carente

ter, 02/05/2006 - 17h14 | Do Portal do Governo

Emprego fixo e registro em carteira de trabalho são objetivos dos alunos da 4ª turma do programa Jardim Escola, que integra o projeto de capacitação profissional, geração de renda e emprego do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Fussesp, desenvolvido em parceria com o Jardim Botânico do Estado de São Paulo.

Nesta terça-feira, 02/05, os estudantes receberam a visita de Renéa Lembo, presidente do Fussesp, e parceiros do programa. Na ocasião, ela falou da importância da capacitação e mão de obra especializada. “Hoje em dia, cursos como este oferecem garantias ao empregador que procura funcionários qualificados”.

O programa capacita pessoas, vindas de comunidades carentes da região Metropolitana de São Paulo, com aulas práticas e teóricas de jardinagem, paisagismo e horticultura. Tem duração de seis semanas e os alunos são avaliados principalmente pela freqüência, conteúdo e organização. “Interesse, participação e disciplina também são fundamentais”, ressalta Dácio Roberto Matheus, coordenador do curso e diretor do Jardim Botânico.

“A capacitação qualifica pessoas para um mercado de trabalho cada vez maior, que é o da jardinagem e dos negócios relacionados ao paisagismo”, diz Luiz Mauro Barbosa, Diretor Geral do Instituto de Botânica. “Além de ajudar no resgate da cidadania e da auto-estima”. Atualmente, o projeto capacitou 58 pessoas.

Para participar do Programa basta ter mais de 18 anos de idade, ser alfabetizado e residir na região metropolitana de São Paulo. A seleção dos participantes é feita pelo Fundo Social e o material didático é fornecido pelo instituto de botânica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O programa ainda conta com a ajuda de diversos parceiros tanto do setor público, quanto da iniciativa privada.

Christiane Rocha