Fundo Social – Fussesp oferece programas de saúde para idosos, jovens e portadores de deficiências

nd

qui, 14/09/2000 - 12h09 | Do Portal do Governo

Uma parceria inédita entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e Laboratórios Pfizer passa a oferecer aos adolescentes, idosos e pessoas portadoras de deficiências programas de Educação e Saúde Sexual. A assinatura do protocolo de intenção do projeto, “Educação e Atenção à Saúde Sexual”, foi realizada na manhã desta quinta-feira pela presidente do Fussesp, Lila Covas, e presidente da Pfizer, César Preti.

O objetivo dessa nova atividade integrada às três unidades do Fussesp – Casa da Solidariedade, Estação Especial da Lapa e Núcleo de Atendimento ao Idoso – é proporcionar melhor qualidade de vida para as comunidades envolvidas, incluindo os familiares dos usuários. Todos esses programas específicos estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Kaplan, Centro de Estudos da Sexualidade Humana, por iniciativa dos Laboratórios Pfizer.

Para César Preti, presidente da Pfizer, essa parceria auxilia as comunidades que necessitam de mais informação sobre saúde sexual. ‘A partir do momento que conseguimos identificar comunidades com maior necessidade de informação sobre educação sexual, colocamos toda nossa tecnologia para ajudá-las, através de palestras, oficinas, informação. E ficamos muito honrados quando podemos passar todo esse conhecimento de formação sexual para as unidades do Fundo Social”, ressaltou.

Lila Covas, presidente do Fussesp, destacou a importância da educação sexual para toda sociedade. “Informar-se sobre a sexualidade, prevenção de doenças e gravidez não é importante somente para jovens e idosos, mas para toda a sociedade. Tivemos uma grande modificação com a liberdade sexual e a sociedade tem de estar alerta aos problemas sexuais, principalmente a aids. Essa nova parceria vai formar novos multiplicadores – usuários e seus familiares – que passarão adiante informações tão importantes”.

Na Casa da Solidariedade, serão desenvolvidas oficinas de saúde sexual, prevenção à Aids e ao uso de drogas e gravidez na adolescência. Na Estação Especial da Lapa, o enfoque será para o programa da adequação social do comportamento sexual, também voltado aos profissionais da Estação e pais dos usuários, procurando aumentar o conhecimento na área de comportamento sexual dos portadores de deficiências. No Núcleo de Atendimento ao Idoso, o objetivo da parceria é ampliar o conceito de sexualidade e afetividade, incentivando o entendimento e a integração social.

Também participaram do evento, Maria Helena Guerpeli, coordenadora do Instituto Kaplan, e representantes da Pfizer e do Fundo Social de Solidariedade.