Fundo Social: Fussesp e HC promovem 1º seminário de saúde e inclusão social

nd

seg, 18/09/2000 - 14h51 | Do Portal do Governo

Foi aberto nesta segunda-feira, dia 18, o I Seminário de Integração, Saúde e Inclusão Social, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Uma iniciativa do Hospital das Clínicas e Estação Especial da Lapa, unidade do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que atende pessoas portadoras de deficiências acima de 14 anos. Mais de mil usuários da Estação freqüentam as Oficinas Culturais, Cursos Profissionalizantes e Unidade de Esporte Adaptado.

Para Lila Covas, presidente do Fussesp, esse encontro entre profissionais das áreas de Saúde e Educação representa um grande avanço para o setor. “Hoje, já no segundo mandato, sinto que estamos avançando. Somos cumprimentados por visitantes de vários países pelo trabalho desenvolvido na Estação Especial da Lapa para pessoas portadoras de deficiências. E esse Seminário é importante porque precisamos da ajuda de profissionais como vocês, já que estaremos inaugurando duas outras unidades: a Estação Especial Leste e a Estação Especial Jabaquara. A sociedade precisa estar engajada para que esse trabalho avance”.

Para a Prof.a Dra. Linamara Rizzo Battistella, da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP, é preciso desenvolver o bem-estar psico-social das pessoas portadoras de deficiências. “Nesse encontro temos uma missão: a inclusão social dessas pessoas em atividades de lazer, culturais, profissionalizantes e esportivas, que possam desenvolver nelas o senso de cidadania. O grande mérito deste Governo foi concretizar a formação e união de profissionais nessa tarefa. E é uma alegria perceber que podemos hoje transmitir esse conhecimento”, concluiu Linamara.

Estão sendo abordados até esta terça-feira, encerramento do Seminário, temas diversos, como o Processo de Educação e de Reabilitação, Deficiência Visual, Sexualidade, Esporte Adaptado como forma de Lazer e Integração Social, finalizando com o tema Reabilitação e Inclusão Social.

Patrícia Reis