Fundo Social: Estação Especial da Lapa firma parceria com Centrinho de Bauru

nd

sex, 06/07/2001 - 16h33 | Do Portal do Governo

A Estação Especial da Lapa, unidade do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que atende portadores de necessidades especiais, firmou convênio com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – Centrinho de Bauru.

A parceria foi firmada por Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp, durante visita ao hospital. Pelo convênio os freqüentadores da Estação da Lapa passarão a contar com atendimento especializado na área de anomalias craniofaciais e deficiência auditiva. De acordo com o convênio, o atendimento será feito por profissionais da unidade do Centrinho de Santo André. Os pacientes que precisarem de cirurgião serão encaminhados para o Centrinho de Bauru. O atendimento será feito gratuitamente e o hospital receberá pelos serviços prestados pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o superintendente do hospital, José Alberto de Souza Freitas, a parceria firmada faz parte de um projeto de descentralização do hospital, ‘porque os tratamentos de nossos pacientes são longos, muitos levam mais de 20 anos para se reabilitar’. A descentralização também facilitará a prevenção de deficiências.

A Estação Especial da Lapa atende, prioritariamente, pessoas maiores de 14 anos portadoras de deficiências da Capital e oferece oficinas de lazer, esporte adaptado e cursos profissionalizantes. Cerca de mil pessoas freqüentam a unidade diariamente, destas, 20% precisam do atendimento especializado feito pelo Centrinho.