Fundo Social entrega doações a Santas Casas do interior

Foram doados 22.500 cobertores para 150 instituições

sex, 14/09/2007 - 16h07 | Do Portal do Governo

Em evento realizado nesta quinta-feira, 13, no Palácio dos Bandeirantes, a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), Monica Serra, assinou o termo de doação de 22.500 cobertores para 150 Santas Casas do Estado de São Paulo. Cada unidade receberá 150 cobertores, que foram arrecadados durante a Campanha do Agasalho.

“Durante a Campanha do Agasalho pedimos muito a doação de cobertores, para que pudéssemos doá-los as Santas Casas, o trabalho desenvolvido no Fundo Social está alinhado a política social e de saúde do governo do Estado. O governador tem um grande carinho e respeito pelo trabalho realizado pelas Santas Casas, por isso estamos destinando esse material para essas entidades que realizam um trabalho tão importante para a população”, afirmou Monica Serra.

As Santas Casas que receberam as doações foram selecionadas pela Secretaria Estadual da Saúde e classificadas como as menores e mais carentes do Estado de São Paulo.

Os hospitais filantrópicos e as Santas Casas atendem cerca de 65% da demanda do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado de São Paulo. São entidades que, muitas vezes, só conseguem permanecer em funcionamento com a ajuda de doações. Segundo o vice-presidente da FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Jaime Gimenez, os valores da tabela do SUS nem sequer cobrem os procedimentos realizados nos hospitais, com isso muitas entidades se encontram em dívida com fornecedores. “A doação dos cobertores e de duas cadeiras de rodas terá um grande impacto nas entidades. Com isso, a verba que seria utilizada para a compra desses itens poderá ser destinada para outros de emergência, melhorando o atendimento aos pacientes”, enfatizou Gimenez.

A doação foi classificada como uma atitude nobre pelo provedor da Santa Casa de Palmital, Edson Rogatti, que estava representando as demais entidades do Estado no evento. “O governador José Serra tem feito um programa Pró Santa Casa e é um profundo conhecedor da situação dessas entidades. Estou há onze anos na administração da Santa Casa de Palmital e é a primeira vez que recebemos uma doação como esta. Por isso, em nome de todas as entidades do Estado, quero agradecer a Dra. Monica Serra e parabenizá-la pelo trabalho realizado no Fundo Social do Estado de São Paulo”, disse Rogatti.

O governador José Serra lançou o Programa Pró Santa Casa no início de abril deste ano. O programa prevê o repasse de R$ 250 milhões a mais de 100 instituições filantrópicas de todo Estado. Os valores serão destinados mensalmente ao longo de nove meses.

A solenidade contou ainda com a presença do Dr. José Carlos Seixas, representando a Secretaria Estadual da Saúde, prefeitos, provedores e demais autoridades.

Do FUSSESP

(I.P.)