Fundo Social de Solidariedade realiza festa de encerramento do Espaço Convivência

Esse espaço oferece oficinas culturais e cursos diversos para grupos de terceira idade

seg, 11/12/2000 - 19h20 | Do Portal do Governo

Esse espaço oferece oficinas culturais e cursos diversos para grupos de terceira idade

Uma divertida e criativa festa de encerramento das atividades do Espaço Convivência foi realizada nesta segunda-feira, 11 de dezembro, no Teatro Fernando de Azevedo, na Secretaria Estadual da Educação, região central da cidade. O Espaço Convivência, criado na primeira gestão do Governo Mário Covas, em 1995, no Parque da Água Branca, é um dos programas mantido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), presidido por Lila Covas. Oferece a seus usuários, todos maiores de 60 anos, Oficinas de Música (violão), Coral, Teatro, Artesanato, Costura, Pintura, Dança de Salão, Danças Típicas, cursos de Bijuterias, Expressão Corporal e Ginástica Integrada. Trabalhos das oficinas de artesanato, pintura, costura e bijuteria foram apresentados ao público no saguão de entrada da Secretaria.

Durante os intervalos das apresentações das oficinas, integrantes do grupo de teatro encenavam divertidas crônicas de Luís Fernando Veríssimo, todas sobre a terceira idade. Prestigiaram a festa de encerramento, Maria Lúcia Alckmin, representando Lila Covas; Rose Neubauer, secretária estadual da Educação; Antônio Vagner Pereira, chefe de Gabinete do Fussesp; Lygia Nader, diretora do Grupo de Programas e Projetos, Márcia Gonçalves Cardoso, coordenadora do Espaço Convivência e centenas de grupos de terceira idade e seus familiares.

Além do Espaço Convivência, o Núcleo de Programas e Projetos do Fussesp também organiza outras atividades, como os Jogos Regionais do Idoso, concurso Miss Terceira Idade e Mostra de Arte. Só este ano, 8.663 idosos se reuniram em torno dessas iniciativas, em busca de um maior convívio social e melhoria da qualidade de vida.

Para a coordenadora Márcia Cardoso, mais do que elevar a auto-estima, ao aprender um novo ofício muitos idosos conseguem aumentar sua própria renda. “O perfil do idoso que nos procura não é só o carente financeiro, mas aquele que vive isolado mesmo no convívio com a família.
Com o Espaço Convivência eles ganham amigos, melhorando o bem estar físico e mental nessa troca de experiências. Também conseguem com o aprendizado dos cursos obter ganho financeiro”, destacou ela.

O Espaço Convivência – que hoje conta com cerca de 700 usuários – estará com matrículas abertas a partir de 5 de fevereiro, no Parque da Água Branca, rua Ministro Godói, 180. Para outras informações, os telefones são os seguintes: 3874-6928/ 6925/ 6890.