Fundo Social de Solidariedade participa da 1ª Feira de Promoção do Voluntariado

nd

sex, 16/02/2001 - 13h26 | Do Portal do Governo

Feira reúne 57 entidades de assistência social

São Paulo está sediando a 1ª Feira de Promoção do Voluntariado realizada no Brasil, no Ano Internacional do Voluntariado, decretado pela ONU.

Maria Lúcia Alckmin, esposa do governador em exercício, Geraldo Alckmin, participou nesta quinta-feira, dia 15, no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), da solenidade de abertura, representando a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lila Covas.

A feira reúne 57 entidades voltadas a trabalhos sociais. “A ONU escolheu 2001 como o Ano Internacional do Voluntariado para conscientização e difusão do trabalho voluntário. O Brasil é considerado o quinto país em número de voluntários. A Pastoral da Criança, com 150 mil voluntários, está sendo indicada para o Prêmio Nobel da Paz”, afirmou Maria Lúcia Alckmin.

A feira foi criada com o intuito de estabelecer contato entre voluntários e instituições assistenciais, facilitando a realização de projetos que buscam o bem-estar social. As entidades presentes na feira estão divulgando os trabalhos que realizam e os visitantes têm oportunidade de conhecer as atividades optando por aquela que sinta maior afinidade. Durante o evento serão realizadas palestras onde as instituições explicam como desenvolveram e implantaram os programas de voluntariado, sua funcionalidade e problemas enfrentados. Os voluntários também encontrarão suporte técnico e teórico que esclarecem as principais dúvidas sobre a atividade.

A organização da Feira é de responsabilidade da Tertio Millennio. Fundada há um ano pelo casal espanhol Rafael Moreno e Isabel Palácios, a entidade desenvolve um trabalho que busca criar condições mínimas para que as comunidades se desenvolvam de uma maneira plena e independente. Formados em administração em Madrid, Londres e Oxford, e com experiência em consultoria de empresas e instituições, o casal realiza projetos para os setores de educação infantil, micro-créditos e de formação humana e profissionalizante de mães que moram em comunidades carentes. “A Tertio Millennio luta pelos excluídos, especialmente pelos que mais sofrem, como as crianças e mulheres, oferecendo as ferramentas necessárias para o desenvolvimento conjunto desses dois grupos de maneira integral e harmônica”, explica Moreno.

O secretário estadual da Cultura, Marcos Mendonça, alertou que há necessidade de se somar esforços do poder público e privado, empresas e pessoas físicas formando uma rede de solidariedade e doação para que os excluídos sejam auxiliados e tenham uma perspectiva de vida. ‘Fico feliz pelos exemplos que vemos de trabalhos que são desenvolvidos nessa direção. Ontem tivemos uma longa reunião e o Governo de São Paulo vai chamar todas as primeiras-damas dos municípios de São Paulo para desenvolver uma ação integrada no sentido de diminuir a exclusão social’.

Gláucia Basile