Fundo Social de Solidariedade do Estado inaugura sala de informática

Principal objetivo é oferecer acesso à informática aos moradores da periferia

seg, 11/06/2001 - 13h38 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 11, a sala de informática e o primeiro curso de computação da sede do Fussesp.

São 17 computadores que estarão sendo utilizados para aprendizagem de informática, em dois turnos, por alunos de entidades de bairro e pelos 60 funcionários do Fundo. Também está sendo programado o atendimento de filhos dos funcionários do Fundo.

Para Maria Lúcia Alckmin, o principal objetivo deste projeto é oferecer o acesso a informática aos moradores da periferia. “O computador está cada dia mais presente na vida das pessoas e, com esta iniciativa, pretendemos oferecer maiores chances de ingresso no mercado de trabalho para todos”.

A presidente do Fussesp informou ainda que os grupos são formados por alunos escolhidos pelas entidades de bairro. Nesta primeira fase, estão participando 14 entidades. Ao todo, serão oferecidos quatro módulos com duração de três meses cada. Ao final de cada módulo, serão entregues certificados de participação emitido pelo Senai.

Os alunos ganham ainda um lanche e ao final de cada curso será entregue um computador para a entidade que os está enviando. Estes alunos serão multiplicadores e terão a responsabilidade de passar o que foi aprendido para outros da sua comunidade. ‘Para isso estamos oferecendo toda a infra-estrutura para que participem do curso e possam dar continuidade a este trabalho na sua região. Estes são pequenos gestos que se tornarão grandes e com eles, com certeza, outros virão’, disse Maria Lúcia Alckmin.

A presidente do Fussesp lembrou que a concretização deste projeto foi possível graças a parcerias realizadas pelo Fundo Social. A conselheira do Fussesp, Stella Alouan, doou a reforma da sala e dos computadores que eram sucata. O Senai, por meio da Federação de Obras Sociais (FOS), ofereceu o curso.

Primeira turma

A primeira turma é formada por entidades da Capital cadastradas no Fussesp: comunidades Cio da Terra, do Jardim Ângela, Centro de Apoio Comunitário de Perus, Assistência Comunitária Jardim São Jorge e adjacentes, Associação Cultural e Recreativa Criança Feliz, de Guarapiranga; Associação dos Trabalhos sem Terra de São Paulo, Movimentação de Moradores do Jardim Virgínia, Associação dos Moradores do Santa Teresinha, Movimento de Moradia do Jardim São Luís e vizinhança, Sociedade Comunitária Amigos do Bairro da Cidade A. E. Carvalho, União de Moradores da Vila Boa Esperança-Sapé, Sociedade de Amigos do Jardim Irene, Academia da Criança, Sociedade Viva Criança por um Brasil Melhor.

Leda Ponciano