Fundo Social: Adamantina sedia a 10ª Edição dos Jogos Regionais do Idoso de 2006

Atletas acima de 60 anos participam das Olimpíadas da Terceira Idade

qui, 09/03/2006 - 9h15 | Do Portal do Governo

A abertura dos Jogos Regionais dos Idosos – JORI, de 2006, vai movimentar o município de Adamantina. O evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), conta com a parceria do Fundo Municipal de Adamantina, da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa. Mais do que uma disputa, os jogos tem o objetivo de promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. O evento será na próxima sexta-feira, dia 10, no Ginásio de Esportes “Paulo Camargo”. A Coletiva para a imprensa será às 13h30, no Rotary Club de Adamantina. (Rua Paul Harris, 130 – Vila Jardim).

 

Estarão participando da abertura dos JORIs quase de 1.500 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de aproximadamente 50 municípios das regiões de Adamantina e Araçatuba. Uma espécie de Olimpíada da Terceira Idade, as competições são realizadas em todo o Estado de São Paulo. No ano passado participaram mais de 12 mil atletas de mais  de 400 municípios, cujas presidentes de Fundos Municipais desenvolvem atividades junto à Terceira Idade.

 

A cerimônia de abertura contará com desfile das delegações que vão interpretar o Hino Nacional e apresentar suas respectivas coreografias. Como uma verdadeira Olimpíada, haverá juramento do atleta e acendimento da pira olímpica, ambos realizados por atletas participantes.

 

As competições, que se realizarão nos dias 09, 10 e 11, incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, dia 19.

 

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados no município de Taquaritinga (31/03).  Independentemente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

 

Implementação de novas políticas públicas para idosos

 

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade, defende a presidente do Fundo Social, Lu Alckmin. “Cabe aos governantes, a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta”, afirma.

 

Neste sentido, os Jogos Regionais do Idoso têm sido reconhecidos como um exemplo a ser seguido. “Ao fazer parte de uma equipe, o indivíduo tem uma nova visão de si mesmo e resgata sua auto-estima, melhorando seu convívio social”, observa Maria Lúcia, destacando também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar.

 

Torcedora entusiasta desses atletas, a primeira-dama do Estado ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que a prática esportiva propicia. “A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania”, enfatiza.

 

Estará presente na cerimônia em Adamantina, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin; o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael; o prefeito do município José Francisco Figueiredo Micheloni, a primeira dama do município e Presidente do Fundo Municipal de Solidariedade Ana Maria Romanini Micheloni,  representante do Banco  Nossa Caixa,  entre outros.   

Próximos jogos

           

Os próximos campeonatos serão realizados nos dias: dia 17/03 em Rio Claro (regiões São João da Boa Vista e Piracicaba); dia 24/03, em São José dos Campos (regiões do Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Santos). A etapa final será em 31/03,  em Taquaritinga. Em todos os municípios, as competições são realizadas em três dias, incluindo o dia de abertura.

 

COLETIVA : Às 13h30

Local: Rotary Club de Adamantina

Endereço: Rua Paul Harris, 130 – Vl Jardim

 

ABERTURA:  Ginásio de Esportes Paulo Camargo

Av. Marechal Castelo Branco s/n – Vl Jamil de Lima

 

Assessoria de Imprensa:

 (11) 2193 8727 / 2193 8505 / 2193 8684 / 2193 8238