Fundo de Solidariedade recebe doação de 1090 cadeiras de rodas

“Essa importante doação mostra que o poder público não está sozinho para resolver as questões da saúde e da assistência social, todas as parcerias público-privadas são de crucial importância para […]

qui, 21/06/2007 - 19h51 | Do Portal do Governo

“Essa importante doação mostra que o poder público não está sozinho para resolver as questões da saúde e da assistência social, todas as parcerias público-privadas são de crucial importância para melhorar a qualidade de vida da população”, disse a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, ao abrir nesta quinta-feira, 21, a cerimônia de doação de 1090 cadeiras de rodas do Programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Foram doados cinco modelos diferentes de cadeiras de rodas que atendem desde crianças até adultos. As peças serão distribuídas aos Fundos de Solidariedade de 38 municípios da Grande São Paulo, 14 entidades assistenciais do interior paulista, para a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

No Brasil, cerca de 10% da população é portadora de necessidades especiais e destas de 1% a 2% necessitam de cadeiras. Para a vereadora Mara Gabrilli, essa doação vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas. “Uma cadeira de rodas acaba sendo, para os portadores de deficiência, um item básico de saúde. Com essa doação vamos reduzir a fila de espera das pessoas que precisam de uma cadeira de rodas, só assim elas terão o direito de exercer plenamente a cidadania”, disse a vereadora.

A presidente do Fundo de Solidariedade ainda ressaltou que muitas famílias serão beneficiadas pela doação. “Essa doação vai ter um grande impacto na qualidade de vidas de muitas famílias, especialmente para as crianças que, a partir de agora, terão mobilidade para interagir com a sociedade”, disse Monica Serra.

Em seu discurso, o Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas, elogiou a iniciativa. “ A Igreja de Jesus Cristo está fazendo um gesto muito significativo, com a doação vamos poder ajudar 150 pequenos hospitais do Estado de São Paulo”, disse o secretário.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vem realizando doações em todo o mundo, entre 2004 e 2006, já foram doadas cerca de 200 mil cadeiras de rodas. Para o presidente da Área Brasil Sul da Igreja de Jesus Cristo, Élder Mervyn Arnold, a instituição tem como missão financiar projetos que auxiliam os mais necessitados. No Brasil, até o final do ano, serão distribuídas 7 mil cadeiras.

Da Assessoria de Imprensa do FUSSESP