Fundo de Solidariedade e SENAI assinam convênio do projeto Pedalando e Aprendendo

Fundo de Solidariedade e SENAI assinam convênio do projeto Pedalando e Aprendendo “Educação é o que temos de mais importante, só a  educação é capaz de tirar as crianças das […]

sáb, 03/11/2007 - 20h00 | Do Portal do Governo
  • Fundo de Solidariedade e SENAI assinam convênio do projeto Pedalando e Aprendendo

“Educação é o que temos de mais importante, só a  educação é capaz de tirar as crianças das ruas” – destacou a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, em evento realizado , quarta-feira, 31, na sede do FUSSESP no Parque da Água Branca, zona oeste da Capital.

O projeto “Pedalando e Aprendendo” desenvolvido pelo FUSSESP, tem como objetivo diminuir a evasão escolar através da doação de bicicletas para alunos do ensino fundamental da rede pública e promover oportunidades de geração de renda para alunos do ensino médio.

O curso desenvolvido pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, capacitará os estudantes na montagem, manutenção e reparo de bicicletas e terá a duração de 100 horas. Após a conclusão do curso, todos os jovens receberão certificado do SENAI.

“Esse projeto tem um significado de grande relevância para o SENAI, já que o projeto facilita o acesso à escola e ainda ensina uma profissão”, afirmou o Diretor Regional da entidade, Luis Carlos de Souza Vieira.

A doação de bicicletas facilitará o acesso à escola dos alunos que vivem em comunidades com déficit de transporte público.

“Nossa meta é levar este projeto para as áreas rurais, onde a evasão escolar é muito grande, doaremos as bicicletas para que as crianças tenham um meio de transporte para chegar às escolas, que geralmente ficam distantes dos locais onde moram”, afirmou Monica Serra.

A condição para que os jovens participem da capacitação e as crianças recebam a bicicleta é que estejam matriculadas em escolas públicas com freqüência comprovada.

 Da coordenadora do projeto e assessora técnica do FUSSESP, Sandra Himmelstein, destacou que o Pedalando e Aprendendo já começa a ser implantado no início do mês de novembro em três municípios.

“O projeto piloto será desenvolvido em Caçapava, Rio Claro e São Vicente, totalizando 144 alunos capacitados. Durante o curso os jovens também terão noções de cidadania, ética e empreendedorismo”. 

A coordenadora ainda esclareceu quais os critérios adotados pela Secretaria da Estadual da Educação para a seleção dos alunos.

“O primeiro critério foi faixa etária de 14 a 17 anos, o segundo renda familiar de até dois salários mínimos e, por último,  alunos com freqüência alta nas escolas”, explicou Sandra Himmelstein.

 

Após o projeto piloto, O FUSSESP vai estender o Pedalando e Aprendendo para outros municípios do Estado de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da FUSSESP

(FSS)