Fundap usa nova tecnologia para transmitir videoconferência

Transmissão foi acompanhada por 1.300 agentes de saúde

sex, 31/07/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

A videoconferência sobre doenças respiratórias promovida pela Secretaria da Saúde na quinta-feira, 30, foi a primeira transmissão realizada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) por meio da Tecnologia da Rede de Escolas de Governo (TEC REG). Esse sistema integra secretarias estaduais e escolas técnicas de São Paulo. A implantação da rede é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Pública, com a coordenação da Fundap e apoio operacional da Fundação Vanzolini. 

A videoconferência teve duas horas de duração e partiu da sede da Fundap, localizada no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O tema principal foi “Influenza H1N1 – Protocolo e Manejo Clínico”. O assunto foi abordado por profissionais da Secretaria da Saúde, que deram orientações sobre os casos suspeitos da doença, o tratamento, as formas de transmissão, além dos procedimentos de redução e monitoramento de pacientes em estado grave. 

Ao todo, fizeram parte da rede de videoconferência 15 pontos espalhados por todo o Estado, sendo 11 Diretorias Regionais de Saúde e quatro escolas técnicas de saúde. Os participantes acompanharam a transmissão ao vivo pela Internet e puderam enviar perguntas por e-mail. 

Segundo a organização, a transmissão foi acompanhada por 1.300 agentes de saúde e teve 550 acessos pela internet. “Podemos considerar este momento histórico. Há mais de um ano estamos fazendo este trabalho, e agora conseguimos viabilizá-lo com esta primeira transmissão”, diz Paulo Seixas, coordenador de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde. 

Outros participantes ligados à Saúde foram Luiz Maria Ramos Filho (coordenador da Coordenadoria de Regiões de Saúde) Clélia Aranda (coordenadora de Controle de Doenças) e Ana Freitas (diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica). 

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, destacou a importância da realização do evento. “A tecnologia da informação é um importante instrumento a serviço da comunidade. O bom uso dela tem uma grande abrangência em toda sociedade. Ajuda na educação, na saúde, no desenvolvimento e na melhoria das condições de vida da população”, diz. 

A videoconferência cria um novo parâmetro na forma de utilização da tecnologia. Ela se revela como um importante instrumento de gestão e disseminação do conhecimento de forma ágil, eficiente e econômica, pois evita o deslocamento dos envolvidos no processo de comunicação.  Até o momento, estão ligados ao TEC REG as pastas da Saúde e da Administração Penitenciária. O objetivo é, no futuro, conectar as demais secretarias estaduais à rede.  

Da Secretaria de Gestão Pública