Fundap tem novo diretor-executivo

Geraldo Biasoto Junior foi empossado no cargo nesta segunda-feira

qua, 27/06/2007 - 15h34 | Do Portal do Governo

O economista Geraldo Biasoto Júnior tomou posse como o novo diretor-executivo da Fundap (Fundação para o Desenvolvimento Administrativo), nesta segunda-feira, 25, no auditório da entidade, que recebeu mais de 200 pessoas. Biasoto assume a função no lugar de Neide Hahn, que estava à frente da Fundap desde 2001.

Participaram da cerimônia o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, representando o Governador José Serra, o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Estadual Vaz de Lima, a primeira-dama e Presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Mônica Serra, o secretário estadual da Saúde, Luís Roberto Barradas, os secretários municipais Clóvis Carvalho (Governo), Manuelito Pereira Magalhães Junior (Planejamento) e Floriano Pesaro (Assistência e Desenvolvimento Social), além de outras autoridades da administração pública estadual e municipal.

Durante a cerimônia, o papel estratégico da entidade, que é vinculada à Secretaria de Gestão Pública, foi bastante destacado. Para a presidente do Fussesp, Mônica Serra, a Fundap é um celeiro de talentos. “Tem que se valorizar, acima de tudo, a competência e a importância que a Fundap tem para o Governo como um todo e até para outros governos, inclusive no exterior. É fundamental esse pensamento avançado de gestão pública para o desenvolvimento e para o apoio das políticas públicas”, disse.

Em seu discurso, o Secretário Beraldo falou da importância da Fundap para a realização das metas da Secretaria de Gestão Pública e do Governo do Estado. “Temos tudo para obter êxito. Conto muito com o trabalho da Fundap, com o Biasoto, que tem uma experiência importante na área de gestão. Conto muito com o trabalho de todos, para que daqui a quatro anos possamos dizer que cumprimos com o nosso papel e estamos entregando um estado mais enxuto e eficiente”.

O presidente da Assembléia Vaz de Lima inseriu a atuação da Fundap dentro do contexto de constante modernização da administração. “Não podemos prescindir da reflexão do trabalho que vocês têm realizado ao longo desses últimos anos – e podem realizar muito mais. A população e o Estado não podem prescindir disso. A Fundap tem uma importância estratégica fundamental para que São Paulo não recue, não se desatualize e avance cada vez mais”.

Por sua vez, Biasoto falou que pretende dar sua contribuição para “reconstruir o conceito de Estado, um conceito de intervenção pública”. “Aqui nós temos uma situação absolutamente ímpar dentro da administração, com um conjunto de técnicos como poucas áreas do setor público paulista têm e técnicos de alto nível que podem ajudar muito o Estado a melhorar sua gestão, a melhorar suas políticas e melhorar sua forma de execução das políticas públicas”.

Carreira

Geraldo Biasoto Júnior é doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP . Com larga experiência no setor público, Biasoto já trabalhou na esfera federal e municipal, atuando em diferentes Secretarias e Ministérios.

Na Prefeitura de São Paulo, foi vice-presidente da Empresa Municipal de Urbanização – EMURB (2006 e 2007), e exerceu a função de Assessor da Secretaria Municipal de Planejamento (2005). Participou também da administração do município de Campinas, onde foi Secretário de Finanças (1994 a 1996).

Na esfera federal, atuou como Secretário de Gestão de Investimentos em Saúde do Ministério da Saúde (1999 a 2002) – pasta para a qual exerceu ainda a função de Coordenador Nacional de Cooperação Técnica Brasil/Reino Unido (1998 a 2002) –, e como coordenador de Política Fiscal da Secretaria Especial de Política Econômica do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento (1990 a 1991).

Da Secretaria de Gestão