Fundap: Ingressantes no serviço público participam de programa de integração

Público-alvo é formado por profissionais de nível médio e superior, sem experiência anterior na administração pública

qui, 17/08/2006 - 14h16 | Do Portal do Governo

A Casa Civil e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) promovem, a partir deste mês, o Programa de Integração para Ingressantes no Serviço Público. O curso deve fortalecer as ações estratégicas do governo para aperfeiçoar a gestão pública.

O curso, com carga horária de 24 horas (a serem cumpridas em três dias consecutivos), busca conscientizar o ingressante para que assuma o serviço público com a competência e o profissionalismo exigidos em sua área de atuação.

O público-alvo é formado por profissionais de nível médio e superior, sem experiência anterior na administração pública, aprovados em concursos nos anos de 2005 e 2006, para ocupar vagas nas diversas secretarias de Estado.

Os 3.060 ingressantes serão distribuídos em 102 turmas, que deverão freqüentar o curso entre 21 de agosto e 15 de dezembro. Semanalmente, a Fundap receberá cinco turmas no período de agosto a setembro e seis turmas a partir de outubro, com 30 alunos cada.

Inscrições abertas – O programa é composto de cinco módulos. No primeiro, os participantes aprenderão conceitos básicos que regem a administração pública, formas de organização e composição do governo de São Paulo e as inter-relações das diversas instâncias do setor público.

O segundo módulo, chamado de “O Contexto de Mudança do Governo do Estado de São Paulo”, trata da reforma do Estado e da nova gestão pública. Na seqüência, os ingressantes estudarão organização e gestão por processos, incluindo o tema comunicação organizacional. Na penúltima parte, conhecerão conceitos gerais e sistemas adotados para a gestão de recursos públicos, como a modernização do processo de compra com a Bolsa Eletrônica de Compra e o Pregão Eletrônico.

Para finalizar, será apresentado aos participantes o conceito de gestão de pessoas do Estado de São Paulo, com a política de recursos humanos, o estatuto do servidor, comunicações e relacionamento interpessoal e o novo papel do servidor público.

As inscrições estão abertas. Os interessados devem procurar os responsáveis das áreas de Recursos Humanos setoriais e subsetoriais das secretarias.

Regina Amábile – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)