Fundap celebra 38 anos de contribuição à administração pública

Fundação atua para elevar eficiência do aparelho do Estado

ter, 02/10/2012 - 19h28 | Do Portal do Governo

Na última semana, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo, a Fundap, ligada à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, comemorou 38 anos de existência. O órgão foi desenvolvido pelo governo paulista em 1974 para reformar e modernizar a administração pública estadual.

Criada para ser um centro de referência na área de administração pública, a Fundap atua em três áreas: capacitação de servidores, desenvolvimento organizacional e pesquisas aplicadas. Somente nos últimos oito anos, os cursos de capacitação atenderam cerca de 160 mil servidores, sem contar com o programa de estágios do Governo do Estado de São Paulo, pelo qual já passaram mais de 140 mil estudantes em todas as secretarias.

Embora lançada para atuar na administração paulista, a Fundap já desenvolveu inúmeros trabalhos em outros Estados e fora do país. Em 1981, por exemplo, contribuiu para que o antigo território de Rondônia se tornasse um Estado, participando da definição da estrutura administrativa, legislações e sistemas para áreas de recursos humanos e finanças.

No cenário internacional participou, durante as décadas de 80 e 90, da reconstrução administrativa de países africanos lusófonos, como Cabo Verde, Moçambique e Angola que, após o processo de independência, estavam com suas estruturas organizacionais fragilizadas.

Do Portal do Governo do Estado