Fundação Vanzolini renova Certificação ISO 14001 do Zoológico de SP

Zôo desenvolveu controles sobre os impactos ao meio ambiente e obteve a Certificação ISO em 2006

qua, 24/09/2008 - 20h10 | Do Portal do Governo

A comissão técnica da Fundação Carlos Alberto Vanzolini renovou a Certificação ISO 14001104 do Sistema de Gestão Ambiental do Zoológico de São Paulo, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela instituição para promover a coexistência harmônica entre as espécies animais, o homem e os recursos naturais.

A deliberação foi tomada em reunião no dia 10 de setembro último, considerando não somente os propósitos de promover o bem-estar animal, a conservação das espécies e da natureza, e a prevenção e controle da poluição, como também o compromisso de melhoria contínua buscando o aperfeiçoamento das atividades.

A política de qualidade da Fundação Parque Zoológico de São Paulo inclui a promoção da educação, treinamento e motivação dos funcionários, colaboradores, freqüentadores e comunidade, abrindo um canal de comunicação com os públicos interno e externo. Inclui, ainda, o atendimento dos parâmetros legais, superando-os quando possível.

O Zôo de São Paulo obteve o Certificado ISO 14001, em 2006, desenvolvendo controles sobre os impactos ao meio ambiente. Para melhorar essas condições, inaugurou em 2007 as Estações de Tratamento de Efluentes – ETE e de Água – ETA, e a Unidade de Produção de Composto Orgânico – UPCO.

Na ETE, é feito o tratamento das águas dos recintos dos animais, cujos efluentes e os sólidos resultantes são encaminhados para a ETA onde passam por novo tratamento resultando em água de reúso e resíduo sólido. A ETA realiza também o tratamento das águas dos lagos. Na UPCO, os sólidos são transformados em adubo orgânico aplicado na Unidade de Produção Rural, onde são produzidos alimentos para os animais, e nos jardins do Zôo.

O resultado desse sistema é a reutilização da água após tratamento, reduzindo os impactos sobre os recursos hídricos e dos custos com esse insumo, além de contribuir para o controle da presença de roedores e outros vetores de doenças. Além de minimizar os impactos ambientais, esse sistema contribui para a melhoria da qualidade das águas dos lagos, que fazem parte do curso natural do histórico Riacho do Ipiranga.

Da Secretaria do Meio Ambiente