Fundação Vanzolini reconhece cuidado ambiental do Zôo de SP

A política de qualidade da fundação abrange a promoção da educação, treinamento e motivação dos funcionários

qui, 09/10/2008 - 19h23 | Do Portal do Governo

A comissão técnica da Fundação Carlos Alberto Vanzolini renovou a Certificação ISO 14001104 do Sistema de Gestão Ambiental do Zoológico de São Paulo. A deliberação, tomada em setembro, reconhece o trabalho desenvolvido pela instituição para promover a coexistência harmônica entre as espécies animais, o homem e os recursos naturais.

Foram levados em conta não somente os propósitos de promoção do bem-estar animal, a conservação das espécies e da natureza, a prevenção e o controle da poluição, como também o compromisso de melhoria contínua.

A política de qualidade da Fundação Parque Zoológico de São Paulo abrange a promoção da educação, treinamento e motivação dos funcionários, colaboradores, freqüentadores e comunidade, abrindo um canal de comunicação com o público interno e externo.

Reúso de água – O Zôo de São Paulo obteve o Certificado ISO 14001 em 2006, em razão do desenvolvimento de controles sobre os impactos ao meio ambiente. Para melhorar essas condições, inaugurou em 2007 estações de tratamento de efluentes (ETE) e de água (ETA), além da Unidade de Produção de Composto Orgânico (UPCO).

Na ETE, é feito o tratamento das águas dos recintos dos animais, cujos efluentes e sólidos resultantes são encaminhados para a ETA, onde passam por novo tratamento, o que resulta em água de reúso e resíduo sólido. A ETA realiza também o tratamento das águas dos lagos. Na UPCO, os sólidos são transformados em adubo orgânico, aplicado na Unidade de Produção Rural, de onde saem alimentos para os animais, e nos jardins do Zôo.

O resultado desse sistema é a reutilização da água após tratamento, o que reduz os impactos sobre os recursos hídricos e dos custos com esse insumo, além de contribuir para o controle da presença de roedores e outros vetores de doenças. Esse sistema minimiza os impactos ambientais e melhora a qualidade das águas dos lagos, que fazem parte do curso natural do histórico Riacho do Ipiranga.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(M.C.)