Fundação Seade divulga pesquisa sobre domésticas

Estudo revela perfil do empregado doméstico na região metropolitana de São Paulo

qui, 26/04/2007 - 19h43 | Do Portal do Governo

A Fundação Seade, em parceria com o Conselho Estadual da Condição Feminina, divulga hoje, 26 de abril, em seu site [www.seade.gov.br], estudo sobre o mercado de trabalho das empregadas domésticas na Região Metropolitana de São Paulo. O estudo levou em conta o período de 12 meses compreendidos entre novembro de 2005 e outubro de 2006.


A divulgação das informações é oportuna em virtude do Dia Nacional da Empregada Doméstica, celebrado amanhã, 27 de abril e, também, porque os serviços domésticos respondem por 17,7% do total da ocupação feminina na região.


Em relação ao perfil das domésticas, o maior contingente [39,7%] está na faixa etária de 25 a 39 anos, sem grandes diferenças entre negras e não-negras [21,6% e 18,1%, respectivamente]. Seguem-se os grupos de idade de 40 a 49 anos [28,5%] e de 50 a 59 anos [14,8%], o que permite afirmar que praticamente a metade das empregadas domésticas possui mais de 40 anos de idade.


Em relação à escolaridade, a maioria delas não chegou a concluir o ensino fundamental [64,4%] e cerca de 20% não completaram o ensino médio. Ou seja, esse tipo de ocupação, uma vez que não exige níveis de escolaridade elevados, constitui uma das poucas possibilidades hoje existentes para o emprego de pessoas com baixa escolaridade, como é o caso de muitas mulheres adultas.


Das mulheres ocupadas nos serviços domésticos, 53,6 são negras e 46,4 são não-negras e apenas um terço possui carteira de trabalho assinada.


O rendimento médio das empregadas domésticas representa menos da metade do total de pessoas ocupadas e cerca de um terço do rendimento médio dos homens não-negros.

Consulte o estudo completo sobre o emprego doméstico na Região Metropolitana de São Paulo no site do Seade[www.seade.gov.br]