Fundação Procon-SP recomenda atenção aos detalhes ao contratar empresas que organizam formaturas

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qua, 22/03/2000 - 21h30 | Do Portal do Governo

Para que a formatura não se torne um evento desagradável ao invés de festiva como deveria, a Fundação Procon-SP – órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo – organizou itens importantes a serem seguidos na contratação de empresas que prestam serviços de formatura.
Preliminarmente é feita a eleição da comissão de formatura que vai cuidar da negociação dos termos do contrato. A esta comissão o Procon-SP recomenda um levantamento de preços detalhado, ponderando sobre possíveis vantagens oferecidas por diferentes empresas. Medidas como vistoriar os locais dos eventos, provas de cardápio ou o comparecimento a algum evento promovido pela empresa podem auxiliar na escolha.
Como o contrato de formatura é coletivo, as decisões são tomadas por consenso geral. Nele devem constar informações como datas, horários e locais da colação, baile e coquetel, bem como os tipos de cardápios servidos, a decoração e o aluguel da beca. Se tiver sido contratada banda musical seu nome e o repertório musical devem vir discriminados. Não podem ser esquecidos a estipulação dos preços de cada item nem as formas de reajuste e de pagamento. Recomenda-se que cada aluno exija uma cópia deste documento.
Os critérios para o cancelamento do contrato individual ou geral e a restituição da quantia paga precisam estar claros no contrato. É considerada abusiva a cláusula que estipular a perda total dos valores desembolsados, mesmo para o aluno que for reprovado. Por isso antes de assinar o termo de adesão o aluno deve ler com minúcia todas as cláusulas do contrato e analisar a disponibilidade econômica durante os meses de pagamento.
A cobertura fotográfica e serviços de filmagem merecem um item específico. Deve haver menção se os familiares terão permissão para utilizarem máquinas fotográficas e filmadoras próprias e se o aluno pode recusar o álbum completo ou um número mínimo de fotos caso não agradem.
Dúvidas ou reclamações podem ser feitas nos postos de atendimento do Procon-SP no Poupatempo Sé – Praça do Carmo s/nº – Centro, ou Poupatempo Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 178/256 – Santo Amaro, das 7 às 19 horas de segunda a sexta e nos sábados das 7 às 13 horas.