Fundação Procon-SP promove mostra de educação para consumo

nd

seg, 12/06/2000 - 15h17 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP realiza no dia 14/6/2000 a “Mostra de Educação para o Consumo no Currículo” com o objetivo de mostrar resultados e promover a troca de experiências entre professores a respeito do trabalho de educação para o consumo, que vem sendo implantado desde 1997 pelo órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação.

Trata-se de uma amostra sobre como está sendo desenvolvido esse trabalho junto aos professores de escolas municipais, estaduais e particulares em São Paulo, tendo em vista a proposta do Procon-SP, que se insere nas diretrizes do Ministério de Educação e Cultura, no sentido de atender uma necessidade social por meio de inserção do tema defesa do consumidor de forma transversal e multidisciplinar.

A educação para o consumo nas escolas é apoiada na distribuição de dois livros (guias de educação para o consumo) aos professores cujas escolas participam do projeto, além de palestras de sensibilização. Desde o lançamento das publicações já foram distribuídos mais de sete mil livros.

Em Belém do Pará a Fundação Procon-SP ministrou o curso para professores de oito distritos, resultando na edição, com o apoio do Ministério Público daquele estado, dos livros do Procon-SP, com tiragem de 10 mil exemplares.

As escolas profissionalizantes, tais como o SENAC-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e escolas técnicas do Estado de São Paulo, também participaram do trabalho, por meio do curso de formação de professores multiplicadores.

O programa da Mostra de Educação para o Consumo no Currículo, a ser realizada no Espaço da Cidadania, da Secretaria da Justiça, Páteo do Colégio, 184, das 8h30 às 17h00, será: inscrições de credenciamento; abertura solene com presença do secretário da Justiça, Belisário dos Santos Júnior; do secretário adjunto da pasta, Edson Luiz Vismona; da diretora executiva da Fundação Procon-SP, Maria Inês Fornazaro. A seguir será proferida a palestra “A Educação para o consumo e o resultado de suas parcerias” por Maria Cecília Thomazelli, responsável por esse trabalho na Fundação Procon-SP. Posteriormente serão feitos os relatos de experiências de professores de cinco escolas municipais paulistanas, três da cidade de Taubaté e uma de Santo André. No período da tarde será apresentado o projeto que culminou com a produção do “Teatro e a Educação para o Consumo”, da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo) produzido por crianças com base em orientação técnica e educativa do Procon-SP.