Fundação Procon-SP orienta: proteja a saúde e o bolso ao comprar preservativos

nd

ter, 29/02/2000 - 16h54 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de garantir a saúde e segurança do consumidor inclusive no carnaval, a Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, traz algumas orientações para a compra de preservativos. Algumas precauções simples podem evitar problemas graves.
O uso do preservativo durante a relação sexual é a melhor e mais segura forma de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, além de prevenir a gravidez. Na hora da compra, o consumidor deve se certificar de que o produto contenha a identificação completa do fabricante ou do importador. As informações sobre o número do lote e a data de validade também precisam estar claras.
Outro dado muito importante a ser verificado é o símbolo de certificação do INMETRO, cuja finalidade é comprovar a qualidade do produto. Os técnicos do Procon-SP lembram que a nota fiscal deve sempre ser exigida. Em caso de problemas, a nota ou o cupom do ponto de venda asseguram o direito de poder reclamar.
Se o preservativo for retirado gratuitamente em campanhas, o consumidor deve conhecer o nome da instituição responsável pela doação. O cuidado é necessário para que se saiba a procedência do material, quais são as garantias oferecidas e, em caso de dúvidas, pedir esclarecimentos.
Segurança – Por ser confeccionado em látex de borracha, o calor e a umidade deformam o preservativo, tornando-o impróprio para uso. Por isso, é melhor evitar a compra em camelôs, ambulantes, ou outros locais onde o produto fique exposto a condições desfavoráveis de tempo.
Para garantir o uso correto do preservativo e evitar riscos, o consumidor deve ler atentamente as instruções contidas na bula, geralmente impressa na própria embalagem, ou em outro material informativo. Não é indicado guardar o produto em locais abafados, como bolsos de calça ou porta-luvas de carro.
Nas Sex-shops podem ser encontradas diversas variações do produto original, com aromas, cores, formatos anatômicos, texturizados etc. Porém, seja qual for o modelo, o preservativo jamais deve ficar de lado. O sexo seguro depende de todos, tanto o homem como a mulher devem exigir a sua utilização.
Dúvidas ou reclamações sobre preservativos podem ser encaminhadas à Fundação Procon-SP nos postos de atendimento Sé e Santo Amaro do Poupatempo. O telefone de informações é (0XX11) 1512. Para saber se uma determinada empresa possui reclamação no órgão, o consumidor pode ligar para (0XX11) 3824-0446.