Fundação Procon-SP oferece dicas para compras no Dia das Mães

Blog Educação para o Consumo aponta que consumidor deve definir o que adquirir antes de sair às compras e evitar comprar por impulso

qui, 08/05/2014 - 20h11 | Do Portal do Governo

O blog Educação para o Consumo da Fundação Procon-SP, oferece dicas para quem ainda precisa comprar o presente do Dia das Mães. O importante, segundo o blog, é definir o que deseja adquirir antes de sair às compras, tornando mais fácil comparar preço, qualidade e praticidade do produto. É importante também evitar compras por impulso, para não gastar mais do que o orçamento comporta.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Se a escolha for por produtos alimentícios ou cosméticos, o consumidor deve verificar se a embalagem contém todas as informações em língua portuguesa como: instruções de uso; características; registro no órgão competente; prazo de validade; composição; volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.

No caso de roupas e vestuário em geral, o consumidor deve lembrar que a loja só é obrigada a efetuar a substituição em caso de defeitos na mercadoria. Se o tamanho, a cor ou modelo não agradaram, o estabelecimento só é obrigado trocar o produto se tiver se comprometido, por escrito na etiqueta do produto, na nota fiscal, ou em qualquer outro documento, no momento da compra.

Já os produtos eletrônicos devem ser testados na loja, observando se a voltagem é compatível (110 ou 220 V), dando preferência a produtos mais econômicos indicados pelo selo Procel. Os equipamentos devem estar acompanhados de manual de instrução e lista com endereços de rede de assistência técnica.

Para conhecer outras dicas, acesse o blog da Fundação Procon-SP.

Do Portal do Governo do Estado