Fundação Procon-SP divulga ranking das empresas que mais receberam reclamações

Cadastro é importante indicador para orientar consumidor

qui, 15/03/2007 - 18h00 | Do Portal do Governo

A  Fundação  Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da  Cidadania,  divulgou  nesta  quinta-feira (dia 15), Dia Internacional do Consumidor, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2006 e o ranking das empresas  que  mais  tiveram  problemas  com os clientes no ano passado. Os resultados  foram  apresentados  pelo  secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania,  Luiz  Antonio  Marrey,  e  do  diretor-executivo  do Procon-SP, Roberto Pfeiffer.

A  lista,  com  um  total  de  2.266  fornecedores,  é  composta somente de reclamações  fundamentadas,  ou  seja,  processos  em  que  a  empresa  foi notificada oficialmente e houve uma conclusão até 31/12/2006, nos termos da Lei   10.177/98.   Desta  forma,  o  cadastro  é  um  recorte  dos  487.226 atendimentos   (incluindo   simples   consultas,   atendimento  preliminar, orientações  extra  Procon  e  reclamações  fundamentadas)  realizados pela Fundação Procon-SP durante o ano passado.

Muito mais do que um ranking, o cadastro é um importante indicador para o consumidor se orientar na hora da compra de produtos ou da contratação de serviços. E é também um mecanismo para pressionar as empresas a se adequarem ao Código de Defesa do Consumidor. A elaboração e divulgação do cadastro obedecem ao art. 44 da legislação consumerista.

Da Assessoria de Imprensa do Procon/SP

(J.H.)