Fundação Procon-SP divulga pesquisa sobre juros bancários

Órgão é vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

ter, 12/09/2000 - 13h02 | Do Portal do Governo

O levantamento de juros bancários feito pelos técnicos da Fundação Procon-SP, nos dias 4 e 5/9, detectou para o cheque especial uma taxa média mensal de 8,55% (inferior à de agosto, que foi de 8,69%, significando um decréscimo de 0,14 pontos percentuais) e para o empréstimo pessoal taxa de 4,32% ao mês, igualando-se ao mês anterior.
Com relação à modalidade cheque especial, a pesquisa revelou que a maior taxa (entre 14 bancos pesquisados) foi de 9,90% ao mês (Bandeirantes e Santander) e a menor foi de 7,50% ao mês (BBVA). As quedas verificadas foram promovidas pelos bancos Mercantil de São Paulo e Santander. O Mercantil reduziu de 9,90% para 8,50% ao mês (decréscimo de 1,40 pontos percentuais, representando variação de –14,14% em relação à taxa praticada em agosto). O Santander modificou a taxa de 10,50% para 9,90% ao mês (queda de 0,60 pontos percentuais implicando variação de –5,71%). Com relação às demais instituições as taxas de juros desta modalidade permaneceram inalteradas.
Já o empréstimo pessoal constatou-se que não houve nenhuma alteração nas taxas de juros com relação ao mês anterior. A maior taxa foi de 4,90% (Itaú) e a menor foi de 2,95% (Banespa e BBVA).
Os técnicos de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP alertam os consumidores que, evitem essas linhas de crédito, já que as taxas de juros ainda se encontram em patamares elevados.
Os bancos que fizeram parte da coleta foram: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bilbao Vizcaya Argentina – BBVA, Itaú, Santander, Nossa Caixa Nosso Banco, Real, Unibanco, Bandeirantes, Mercantil de São Paulo e Banco de Crédito Nacional – BCN.