Fundação Procon-SP alerta: Vendas por telemarkenting de adesivos ‘Le Patch’ iludem consumidores

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seg, 10/01/2000 - 11h55 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, está alertando os consumidores a terem muita cautela antes de adquirir produtos emagrecedores fora do estabelecimento comercial, especialmente por meio de telemarketing. Artigos adesivos denominados “Le Patch” estão sendo anunciados como milagrosos em diversos programas de variedades, tanto em veículos de rádio como em veículos de televisão, e comercializados pelo telefone 0(XX11)5505-4000. Na rotulagem desses produtos não constam informações básicas exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor, tais como composição, prazo de validade, origem e registro no órgão competente.
Trata-se de produto cuja publicidade afirma ser o mais eficiente método de emagrecimento da atualidade, além de informar que é distribuído gratuitamente e enviado diretamente da França. Para recebê-lo em casa, o consumidor teria que pagar as despesas internacionais de remessa, que totalizam R$ 39,00.
Ao dar encaminhamento a reclamação registrada por consumidor (produto não dá resultados esperados), os técnicos da Fundação Procon-SP notificaram a empresa Transpex Ltda. que distribui o produto no Brasil, mas o telegrama do órgão, endereçado à caixa postal que consta no material publicitário, não foi retirado pelo fornecedor (informação fornecida pela ECT). Outra empresa que já teve responsabilidade pela comercialização do produto, Ômega Produções, relatou que não mais têm vínculo com o programa Festa do Malandro que, por sua vez, anuncia o produto e não enviou representante à reunião marcada pelo Procon-SP.
Outra tentativa de localização dos fornecedores (importadores/distribuidores) foi realizada por meio de contato com o setor de telemarketing, mas a informação foi que a central telefônica de atendimento ao consumidor localiza-se nos Estados Unidos. Assim, os consumidores com dúvidas ou problemas teriam que efetuar ligações interurbanas internacionais ou enviarem correspondência para Miami – EUA para terem acesso a informações básicas sobre o produto.
A Fundação Procon-SP informa que já foi encaminhado ofício para verificar o registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, bem como denúncia ao Conar – Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária e ao Ministério Público .
Os consumidores com dúvidas ou problemas poderão registrar suas reclamações num dos plantões de atendimento do Procon-SP no Poupatempo Sé, no Poupatempo Santo Amaro ou ainda, pela Caixa Postal 3050 – Cep 01061-970.