Fundação Procon-SP alerta para ter cuidado na contratação de serviços de desentupidoras

Instituição é vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

ter, 08/08/2000 - 12h30 | Do Portal do Governo

Problemas com desentupidoras não são destaque no ranking de atendimentos da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. No entanto, a dor de cabeça que a contratação deste serviço pode causar desqualifica a importância numérica somente de atendimentos. Desta forma, o Procon alerta os usuários desses serviços sobre os cuidados a serem tomados.

Não fornecimento de orçamento; cobrança indevida e vício de qualidade são as principais causas que fazem o consumidor procurar o Procon-SP.

O contratante deve ficar ciente de que, mesmo quando em situações de emergência, a pesquisa e o orçamento são requisitos básicos e de suma importância antes de contratar o serviço. A pesquisa lhe dá opções de preço, e o orçamento, a garantia do valor a ser pago. Outra atitude prévia que vale a pena tomar, é checar junto ao cadastro do Procon-SP, telefone 3824-0446, se a empresa possui alguma reclamação fundamentada.

Ao entrar em contato com a empresa, verifique se a visita e a confecção do orçamento são cobrados.

O consumidor deve fazer valer seus direitos exigindo que seja preenchido um orçamento do serviço a ser executado contendo previsão de todo o material necessário para a desobstrução do local, data de início e término, valor e condições de pagamento. Ele deve conter, ainda, dados sobre a empresa em questão (nome, endereço, CGC e telefone). Solicite a apresentação de preço fechado. Após aprovado pelo contratante, este documento só poderá ser alterado mediante livre negociação das partes.

Estas empresas costumam cobrar por metro linear de cabo utilizado e, ao preencher o orçamento, só configuram o preço do metro, deixando em aberto a quantidade a ser usada. Desta forma, como o consumidor não tem noção da medida de cabo que será necessário para a execução do serviço, também não terá claro o valor final. Nunca deixe para definir o preço após a efetivação do trabalho. Outro cuidado importante é não permitir que a empresa inicie os serviços sob a alegação de só poder fornecer dados para o orçamento após “mexer” no local obstruído.

Se possuir uma planta hidráulica do imóvel, esta deve ser apresentada ao funcionário da contratada como forma de facilitar o serviço. Deve-se ainda, acompanhar toda a operação, observando atentamente o processo de desentupimento do início ao fim, principalmente quando do recolhimento do cabo, conferindo no maquinário a metragem real usada. Não tenha vergonha de solicitar esclarecimentos quanto ao funcionamento e etapas do trabalho

Ao término do serviço, faça um teste para checar a desobstrução. O Código de Defesa do Consumidor assegura uma garantia legal de 90 dias para serviços portanto, se o problema persistir, o consumidor tem direito a exigir nova execução dos serviços sem custo adicional e, quando cabível, restituição imediata da quantia paga (atualizada monetariamente) ou o abatimento proporcional do preço.

E, por fim, os técnicos da Fundação Procon-SP, reforçam mais uma vez sobre a importância de exigir e manter consigo o orçamento prévio e a nota fiscal com todos os dados inerentes ao serviço executado discriminados detalhadamente. Estes documentos serão necessários em caso de problemas e dificuldades com a contratada.

Em caso de dúvidas ou problemas a Fundação Procon-SP atende pelo telefone 1512 ou pessoalmente no Poupatempo Sé e Poupatempo Santo Amaro.