Fundação Procon registra 329 atendimentos relacionados ao apagão em 48 horas

Consumidor deve entrar em contato com a concessionária de energia elétrica e solicitar ressarcimento dos danos

sex, 13/11/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Em 48 horas, 329 consumidores procuraram a Fundação Procon-SP, órgão Vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, para solicitar informações sobre os procedimentos que devem ser tomados para os problemas em aparelhos elétricos provocados pelo apagão de energia elétrica ocorrido nesta terça-feira, 10. A orientação para os consumidores é entrar em contato com a sua concessionária de energia elétrica e solicitar o ressarcimento dos danos.

De acordo com a Resolução 360/2009 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor deve registrar o fato junto aos canais disponibilizados pela concessionária para atendimento (internet, telefone, pessoalmente, etc.), no prazo de até 90 dias e especificar quais equipamentos foram danificados. Feito isso, a empresa deverá abrir processo específico de indenização. 

A concessionária terá 10 dias corridos para inspecionar o equipamento danificado (um dia, para equipamento utilizado para acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos), 15 dias para apresentar,  por escrito, resposta ao pedido e 20 dias para providenciar o ressarcimento. A empresa deve  informar ao consumidor a data e o horário aproximado da inspeção ou disponibilização do equipamento. Caso não ocorra essa vistoria, o prazo para resposta será de 15 dias contados da data da solicitação do ressarcimento.

Os técnicos do Procon alertam que o consumidor não deve reparar o equipamento danificado – exceto para os casos em que há autorização prévia e formal da concessionária. Também não deve impedir ou dificultar a inspeção do aparelho, pois poderá perder o direito à indenização. 

Se o consumidor tiver dificuldade em registrar pedido de ressarcimento, ou em ser atendido nos prazos fixados pode procurar o Procon-SP, o órgão de defesa do consumidor de seu município ou o poder judiciário. 

Os postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP na Capital localizam-se dentro do Poupatempo Sé (Praça do Carmo, s/n), Poupatempo Santo Amaro (Rua  Amador Bueno, 176/258) e Poupatempo Itaquera (Avenida do Contorno, 60 – ao lado da Estação Itaquera do Metrô). A comunicação por cartas deve ser encaminhada à Caixa Postal 3050, CEP 01061-970 e por fax ao telefone (11) 3824-0717. O consumidor  também  pode  procurar  o  órgão de defesa do consumidor de seu município. 

Do Procon