Fundação Pró-sangue valoriza doação com tecnologia

Solução permitiu ao maior hemocentro do País ter mais transparência nos processos de coleta e distribuição de sangue

qua, 24/10/2007 - 10h41 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue de São Paulo, maior hemocentro da América Latina e um dos maiores do mundo, conseguiu garantir 100% de transparência e segurança no processo de coleta e distribuição de sangue. Usando tecnologia da Progress Software, a Fundação, que coleta e processa mensalmente cerca de 15 mil bolsas de sangue e distribui para 128 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, automatizou todo o processo de doação, desde o cadastro dos doadores, passando pela triagem, até o envio do sangue para distribuição. Isso permitiu maior qualidade da doação, eliminando o risco de erros e assegurando mais agilidade em toda a operação.

O hemocentro recebe mensalmente cerca de 17 mil candidatos para testes e exames e antes da informatização, tudo era feito manualmente. De acordo com Marcelo Nunes Pereira, chefe do departamento de Tecnologia da Informação da Fundação Pró-Sangue, cada candidato passa por quatro etapas de triagem, antes da doação. Primeiro, ainda na recepção, ele apresenta seus dados básicos, depois, passa por testes de anemia e sinais vitais e, em seguida, responde a uma entrevista confidencial com cerca de 50 perguntas, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor.

Depois da entrevista, o candidato ainda tem a oportunidade de dizer se tem ou não comportamento de risco para Aids. Sua identidade é preservada, pois a bolsa é identificada pelo código de barras. Se a resposta for “sim”, ele fará a doação, o sangue passará por todos os testes e, mesmo que os resultados forem negativos, a bolsa será desprezada. Se a resposta for “não”, a bolsa só será utilizada se todos os exames apresentarem resultados negativos. “Quando tudo isso era manual, além de gerar um volume enorme de papel, corríamos o risco de ter erros no andar do processo. Imagine o que poderia acontecer se a ficha de um candidato apto à doação fosse trocada por um não-apto”, comenta o executivo.

Agora, com o sistema da SBS Informática, parceiro da Progress que desenvolveu o sistema, tudo é totalmente integrado e online. O candidato tem somente uma ficha, que é atualizada a cada etapa do processo. Outra vantagem é que, uma vez feito o cadastro, todo histórico do doador fica armazenado no banco de dados. “Se, por exemplo, na primeira doação a pessoa apresentou algum problema, quando ela voltar, este problema será mostrado antes mesmo de toda a triagem, eliminando re-trabalho. Antes da implantação do sistema, não era possível consultar dados dos doadores, ou seja, a cada doação a ficha e todos os testes tinham de ser refeitos”, explica.

Após a doação, as bolsas de sangue são identificadas com o número da ficha do doador e todas as etapas são rastreadas por login e senha do funcionário, o que permite a identificação de eventuais problemas no atendimento. Os resultados dos exames sorológicos são enviados ao doador em poucos dias e caso apresente alguma alteração, o voluntário é convidado a comparecer ao setor médico que dará orientações dos procedimentos a serem tomados. Uma novidade, recentemente implantada, é que os resultados podem ser enviados por e-mail ao doador. “A Fundação Pró-Sangue é o único Hemocentro do Brasil que envia resultados por e-mail”, afirma Pereira.

O sistema permite ainda a integração com outras áreas do hemocentro. O setor de compras, por exemplo, faz a consulta dos atendimentos para ter uma previsão de quando e quanto precisa comprar de bolsas, tubos de coleta, etc.

Com estes dados, é possível também enviar comunicados aos doadores, como convites para novas doações. “Temos uma área no hemocentro chamada Aférese. Trata-se de um processo de separação das plaquetas durante a doação. Fazemos somente a retirada de plaquetas, devolvendo o sangue ao doador, ou seja, ele precisa ter um bom número de plaquetas no sangue. Com o banco de dados é possível identificar doadores potenciais e enviar os convites de doações”, diz.

A Progress Software implementou sua linha de tecnologia de banco de dados e ferramentas de desenvolvimento para assegurar o armazenamento de cada informação, assim como garantir a segurança do ambiente. Hoje, a Fundação banco de dados, o que representa cerca de 100 milhões de resultados de exames sorológicos. “Estes resultados são usados, inclusive, para pesquisas científicas do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP”, afirma o executivo.

Antes de implantar o sistema, o grande desafio do hemocentro, segundo Pereira, era escolher uma tecnologia que garantisse agilidade de todo o processo (coleta, processamento e distribuição de sangue), de forma segura e com alta disponibilidade, que trabalhasse em missão crítica 24×7. “Fornecemos aproximadamente 43% de todo o sangue consumido na Região Metropolitana de São Paulo, portanto se o nosso processo for lento, podemos até mesmo perder vidas. O sistema da Progress supriu todas as nossas necessidades e deficiências”, diz.

Outro grande diferencial da Progress, e um dos principais motivos da escolha de sua tecnologia, foi o custo. “Além de resolver com mais eficiência nossos problemas e com o máximo aproveitamento da estrutura pré-existente, a solução teve a vantagem de um custo nominal menor. Com isto, não só garantimos um melhor custo de propriedade, mas também um nível de investimento bem mais suave e compatível com a nossa política de otimização de despesas”, assinala Pereira.

Sobre a Pró-Sangue

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.

Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue tem sua sede no 1.º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155.A Fundação Pró-Sangue coleta em média 15.000 bolsas mensalmente, volume de sangue equivalente a aproximadamente 43% do sangue consumido na Região Metropolitana de São Paulo, 24 % do Estado e 7% do Brasil.

Centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Pró-Sangue é ainda laboratório de referência da Sociedade Internacional de Hemofilia, membro do Serum Cells and Rare Fluids-SCARF, grupo que reúne especialistas internacionais que atuam em laboratórios de referência e fazem intercâmbio de amostras raras, e “twin-partner” do The Mount Sinai Medical Center, de Nova Iorque.Em 1998, a instituição recebeu da British Standards Institution certificação ISO 9001:2000, tornando-se também o primeiro hemocentro público brasileiro a ter o controle de qualidade de seus produtos e serviços testado e comprovado por um organismo de renome internacional.

Mais informações:  www.prosangue.sp.gov.b.

Da Fundação Pró-Sangue

(I.P.)