Fundação Pró-Sangue vai homenagear doadores

Homenagem faz parte da comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue

seg, 23/11/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), a Fundação Pró-Sangue preparou algumas atrações para os doadores que comparecerem ao seu posto de coleta no Hospital das Clínicas. Essas atrações se estenderão até sábado, 28.

Na quarta-feira, 25, às 10 horas, haverá apresentação da Orquestra e Coral Carlos Gomes, com o Maestro Silvio Tancredi, e às 14 horas, um concerto da banda da Polícia Militar do Estado de São Paullo. A agenda da quinta-feira, 26, marca a apresentação do Grupo Família Contemporânea, com Arnaldinho do Cavaco, que tocará sucessos de Chorinho, a partir das 15 horas. Durante o dia haverá apresentações de Stand up Comedy nas salas de espera do posto. Para o sábado, 28, às 9 horas, os Mágicos Solidários preparam muitas surpresas.

Os doadores receberão as boas vindas do Anjo Becker; haverá o lanche especial fornecido pela Bauducco e as revistas pela Editora Abril. Neste e nos demais postos de coleta, o doador poderá posar diante de um painel alusivo à data, desenvolvido pela Agevole Comunicação. A foto lhe será enviada pelo Correio como lembrança do dia.

Com o apoio dessas empresas, dos doadores de sangue e da população em geral, a Pró-Sangue espera superar o número de candidatos à doação do ano passado, que chegou a quase 1.000 pessoas no dia 25 de novembro. A expectativa é garantir o abastecimento de sangue para o Natal e Ano Novo aos 130 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, inclusive o Hospital das Clínicas e Incor.

No Brasil foram coletadas, em 2008, cerca de 3 milhões de bolsas de sangue e aproximadamente 1,8% da população do País é doadora voluntária. Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), para que um país possa satisfazer as suas necessidades de sangue, o ideal seria que entre 3 e 5 % da população fizesse doações.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento de identidade, estar alimentado e em boas condições de saúde.

Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana. Fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô.

Para outras informações, endereço dos demais postos de coleta e horário de funcionamento, ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300 ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br.

Da Fundação Pró-Sangue