Fundação Pró-Sangue reativa programa de coleta externa

Serviço realiza campanhas de doação de sangue em parceria com empresas, universidades, escolas e comunidades

qua, 26/05/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró Sangue está retomando o programa de coleta externa. Idealizado em 1995, o serviço realiza campanhas de doação de sangue em parceria com empresas, universidades, escolas e comunidades. Durante sua vigência até o ano 2006, o programa coletou 275.318 bolsas de sangue.

Os interessados no serviço devem entrar em contato com a Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue, que dará orientações técnicas sobre a infraestrutura e condições necessárias para a realização da coleta.

Entre os requisitos exigidos, recomenda-se que as instituições reúnam grupos a partir de 100 pessoas e que disponham de instalação adequada, provida de uma área bem ventilada, de, no mínimo, 100 metros quadrados, com bebedouro e banheiros próximos.

Já da parte da Pró-Sangue, é necessária uma logística mínima que deve contar com uma van, equipe formada por médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa, lanche, cadeiras para doação e equipamentos.

Preenchidos esses pré-requisitos, os interessados podem fazer o agendamento com a médica Sandra Esposti, que gerencia as datas disponíveis. O local destinado é vistoriado e aprovado com antecedência por profissionais técnicos. Na data acordada, a equipe desloca-se até o local, efetuando a coleta de bolsas de sangue.

Desde sua implantação até 2006, o programa atendeu cerca de mil empresas e coletou 275.318 bolsas de sangue. A expectativa de sua retomada é aumentar em 10% o número de doações mensais.

Mais informações podem ser obtidas com a Sandra Esposti, médica responsável pelo programa de coleta externa da Pró-Sangue, pelo telefone 11 3061-55 (ramal 376) ou com seu colaborador Guilherme (ramal 321), de segunda à sexta, das 7 às 17 horas ou por e-mail: coletaexterna@prosangue.sp.gov.br.

Da Fundação Pró-Sangue