Fundação Pró-Sangue precisa de doadores de sangue

Secretaria da Saúde pretende abastecer estoques antes da chegada do inverno

sáb, 06/06/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

O frio afasta os doadores de sangue. Nesta época do ano, os estoques dos hemocentros caem, em média 30%. Por isso, a Secretaria da Saúde pede para a população doar sangue nesta primeira quinzena de junho, antes da chegada do inverno. “Com o frio as pessoas estão menos dispostas a sair de casa para doar. É importante que a população contribua com os estoques de sangue e ajude a salvar vidas”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado, alimentado e ter dormido, no mínimo, seis horas. Os alimentos gordurosos devem ser evitados nas quatro horas que antecedem a doação.

Como doar

A Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria, possui quatro postos de coleta. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Ele está localizado na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Para obter mais informações sobre quem pode doar, endereços dos postos de coleta e horário de atendimento, o Disque Pró-Sangue atende pelo 0800-55-0300.

Para saber onde estão localizados os postos de coleta em todo o Estado, basta acessar www.saude.sp.gov.br