Fundação Pró-Sangue obtém recertificado de gestão da qualidade

Processo da certificação envolve todas as etapas da doação do sangue

ter, 20/07/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue registra mais uma importante conquista. A instituição acaba de obter a recertificação NBR ISO 9001, após passar por processo de auditoria externa realizado pela British Standards Institution (BSI), reconhecido como o primeiro organismo nacional de normas em nível mundial. Com mais de 2.250 colaboradores, a BSI opera em mais de 100 países em 50 escritórios espalhados pelo mundo.

A Pró-Sangue detém a ISO desde 1998, consolidando-se como o primeiro hemocentro da América Latina a obter a chancela. De acordo com a chefe da Divisão de Planejamento e Qualidade da Produção da fundação, Geny Aparecida de Oliveira Barna, nestes últimos doze anos a instituição mantém uma cultura de gestão da qualidade. “Buscamos, permanentemente, oportunidades de melhorias e a satisfação dos nossos clientes, no caso os hospitais públicos e seus pacientes. Assim, para demonstrarmos o comprometimento com essa política de gestão da qualidade, procuramos obter a recertificação na Norma ISO 9001-2008. Sem dúvida, um reconhecimento de grande significado ao trabalho sério e competente exercido por uma organização”, destaca.

O processo da certificação envolve todas as etapas da doação do sangue. Geny Barna lembra que “de acordo com as recomendações internacionais e com a legislação brasileira (RDC 153 – MS), todo serviço de hemoterapia deve possuir um manual de procedimentos operacionais que atenda às atividades do ciclo do sangue, ou seja, desde a captação, cadastro, triagem do doador e coleta da bolsa, até a triagem laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, exames imunematológicos, processamento, armazenamento, distribuição e transporte das bolsas”.

Em termos concretos, esse trabalho se traduz não apenas numa questão de qualidade, mas sobretudo na segurança do sangue coletado que será transfundido a pacientes. “Através da implementação desses procedimentos operacionais em todas as atividades garantimos o controle da qualidade dos produtos e serviços prestados à comunidade na área da medicina transfusional”, assinala.

Na avaliação do diretor técnico científico da Pró-Sangue, Alfredo Mendrone Junior “a Pró-Sangue procura estar sempre alinhada com o compromisso de assegurar a qualidade do sangue doado às pessoas que dele precisam. No nosso caso, não se trata apenas de garantir a qualidade do produto. O que está em pauta é a garantia da vida de milhões de pessoas. Nos seus 25 anos de trajetória, a Fundação Pró-Sangue já coletou mais de 3,5 milhões de bolsas de sangue”, enfatiza.

Frente a isso, é possível ter uma dimensão da responsabilidade da Pró-Sangue com a população. A fundação é responsável pelo abastecimento de 128 hospitais na região metropolitana de São Paulo, fornecendo cerca de 12 mil bolsas por mês. “Temos uma grande responsabilidade com a saúde pública de São Paulo. Desse modo, nosso compromisso com a qualidade não pode parar com a obtenção da ISO 9001. Nossa próxima meta agora é caminharmos para a conquista da certificação da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB)”, finaliza Mendrone.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos por quatro horas antes de doar e bebidas alcoolicas 12 horas antes.

Quem já recebeu a vacina contra a gripe A H1N1 pode fazer sua doação de sangue após 48 horas depois da vacinação. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. Para outras informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300 ou acesse o site http://www.prosangue.sp.gov.br ou siga pelo twitter: @pro_sangue.

Da Fundação Pró-Sangue