Fundação Pró-Sangue inaugura nova sede da agência transfusional Mandaqui

Agência transfusional é uma das unidades integrantes do complexo do Hospital Mandaqui

sex, 13/08/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue inaugura nesta sexta-feira, 13, a nova sede da agência transfusional Mandaqui, que será uma das unidades integrantes do complexo do Hospital Mandaqui recém-construído. Com instalações modernas e área física de maior amplitude, a nova unidade fornecerá de forma mais rápida e segura os componentes sanguíneos necessários para os pacientes que necessitam de transfusão, passam pelo pronto-socorro, unidade de terapia intensiva e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

Todos os pacientes que serão atendidos pela nova agência contarão com sangue de altíssima qualidade. A Fundação Pró-Sangue segue rigorosamente padrões e normatizações de âmbito nacional e internacional no que se refere ao Controle de Qualidade do Sangue – CQ Sangue. A maior prova disso é que a instituição acaba de ser recertificada pela NBR ISO 9001, conduzida pela auditoria externa da British Standards Institution (BSI).

A Pró-Sangue detém a ISO desde 1998, consolidando-se como o primeiro hemocentro da América Latina a obter a chancela. Isso significa que há doze anos a fundação incorporou definitivamente a cultura de gestão da qualidade. Para isso, a entidade procura seguir as recomendações internacionais e a legislação brasileira (RDC 153 – MS), que preconizam que todo serviço de hemoterapia deve possuir um manual de procedimentos operacionais que atenda às atividades do ciclo do sangue – desde a captação, cadastro, triagem do doador e coleta da bolsa até a triagem laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, exames imunematológicos, processamento, armazenamento, distribuição e transporte das bolsas.

A qualidade do trabalho da Pró-Sangue qualidade se traduz, sobretudo, na segurança do sangue coletado que será transfundido a pacientes. Por meio da implementação desses procedimentos operacionais em todas as atividades é que se torna possível o controle da qualidade dos produtos e serviços prestados à comunidade na área da medicina transfusional.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos por 4 horas antes de doar e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Quem já recebeu a vacina contra gripe A H1N1 pode fazer sua doação de sangue, desde que seja 48 horas depois da vacinação. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

A nova Agência Transfusional do Mandaqui fica na rua Voluntários da Pátria, 4.227, 5º andar. Mais informações podem ser obtidas com a Dra. Helena Sabino Fernandes, chefe da agência, pelo telefone 2281-5196. Para outras informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300, acesse o site http://www.prosangue.sp.gov.br ou siga-nos no twitter: @pro_sangue.  

Da Fundação Pró-Sangue