Fundação Pró-Sangue convoca voluntários para doação

Para doar basta estar em boas condições de saúde e estar alimentado

seg, 23/04/2012 - 13h45 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue começou a sentir o efeito dos últimos feriados: o estoque de sangue dos tipos O positivo e O negativo estão em patamar crítico. Em época de feriado, muitas pessoas deixam de doar, ao mesmo tempo em que a demanda por sangue aumenta por conta do maior número de acidentes.

Responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, a Pró-Sangue solicita a doação não apenas desses tipos sanguíneos, mas de todos, pois, com a aproximação do inverno e da campanha de vacinação contra a gripe, as doações tendem a diminuir, visto que estes dois fatores afastam os candidatos dos postos de doação, seja pelo impedimento temporário em função da vacinação, seja pelo aumento das doenças respiratórias.

Para doar basta estar em boas condições de saúde, comparecer ao posto de coleta alimentado (evitar alimentos gordurosos durante 4 horas que antecedem a doação, e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos (menores de idade devem consultar o site da Pró-Sangue), pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento de identidade original com foto. Quem estiver com gripe ou resfriado deve aguardar uma semana após recuperar-se para fazer a doação. Os endereços dos postos de coleta estão disponíveis no site da Pró-Sangue.

Informações: 0800-55-0300, www.prosangue.sp.gov.br

Da Fundação Pró-Sangue