Fundação para o Remédio Popular assina acordo com prefeitura de Londrina

Convênio estabelece envio de medicamentos às farmácias Mais Saúde daquele município

ter, 15/12/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Fundação para o Remédio Popular (FURP) assinou contrato no dia 3 de dezembro, com a prefeitura de Londrina (PR), para envio de medicamentos às farmácias Mais Saúde, daquele município. O acordo foi assinado pelo superintendente da Fundação, Rubens Scaff e pelo prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e irá garantir a disponibilidade de cerca de 60% do total de medicamentos dispensados pelo município.

Vinculada à Secretaria da Saúde de São Paulo, a FURP é a maior fabricante público de medicamentos do Brasil e ocupa posição estratégica nas políticas públicas de saúde, dedicando-se ao desenvolvimento, produção, distribuição e dispensação de produtos para melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo Rubens Scaff, essa parceria é muito importante para o município e para a FURP. “Iremos garantir o abastecimento de boa parte dos medicamentos utilizados pelos londrinenses com produtos de extrema qualidade. Para a Fundação, é fundamental atender a segunda cidade mais importante do Estado do Paraná”, diz o superintendente.

Com 40 mil metros quadrados de área construída e cerca de 1.200 funcionários, a FURP está localizada no município de Guarulhos, na Grande São Paulo. A média anual de produção é de 1,8 bilhão de unidades (nos últimos sete anos). Somente neste ano, foram produzidos mais de 1,4 bilhão de unidades farmacêuticas (dados de janeiro à novembro/2009). São produzidos cerca de 80 medicamentos, entre os quais antibióticos, antiretrovirais, antihipertensivos, dermatológicos, imunossupressor e medicamentos para tratamento de diabetes e saúde mental.

De acordo com o secretário de Gestão Pública paranaense, Marco Cito Para, o acordo com a Fundação também garante economia. “Os preços pagos pelos medicamentos serão os mesmos praticados no Estado de São Paulo, inferior aos preços de outras regiões do Brasil. Conseguimos um fornecedor que conseguirá suprir a demanda da cidade por um ótimo valor”, destacou Cito.

Além da agilidade na distribuição, Cito destacou a segurança para a população de se trabalhar com os medicamentos da FURP. “Todas as embalagens de remédios da FURP vêm com a indicação de venda proibida, o que impossibilitará outra destinação aos medicamentos senão o uso pelo cidadão”, concluiu.

Da FURP