Fundação Padre Anchieta renova grade de programas AM e FM

Agora, ouvintes podem sintonizar em alguns programas e ouvir concertos ou óperas inteiras

ter, 09/10/2007 - 10h29 | Do Portal do Governo

Uma volta às raízes. Essa é a proposta da nova grade da Rádio Cultura AM (1.200 MHz) e FM (103,3 MHz). Criada há 30 anos, a emissora, no caso da FM, sempre apresentou programas de música erudita, mas “ao longo das décadas o destaque foi mudando, o segmento descaracterizando-se e perdeu a sua originalidade, que é tocar música clássica e jazz durante todo o dia”, disse Gioconda Bordon, coordenadora do Núcleo de Rádio Cultura da Fundação Padre Anchieta.

A executiva explicou que essa estratégia não é a mais adequada, pois a programação não fluía. Muitos ouvintes reclamavam, principalmente os mais assíduos que adoram ouvir uma peça clássica inteira. A nova grade já entrou no ar. Alguns programas migraram para a Rádio Cultura AM, que só toca música brasileira, de todos os tipos: sertaneja, raiz e, principalmente, as novas tendências que não encontram espaço em outras rádios comerciais. Na AM, a grade apresenta também programas especiais, como a música dos anos 50, 60 e sobre a vida de determinados compositores e intérpretes. 

Novas gerações – “Existe grande preocupação em formarmos novos ouvintes de música clássica, porque o que tem sido visto em todo o segmento (concertos, óperas, etc.) é o envelhecimento da platéia. Por isso, há alguns programas interessantes que procuram atrair novas gerações ou pessoas que raramente ouviram um concerto de música clássica”, explicou Gioconda. No caso da Cultura FM, o programa Pergunte ao Maestro, sob o comando de José Maurício Galindo, da Jazz Sinfônica, tem esse objetivo: atrair novos ouvintes e formar platéias. Durante a apresentação, de segunda a sexta-feira, às 10 horas, Galindo cita determinada peça e explica didaticamente o que representa. “Dessa maneira, o ouvinte começa a entender o que está apreciando e passa a encontrar motivos para ouvir música clássica”, explicou Gioconda.

O ouvinte da Cultura FM também fica por dentro das notícias. Os informativos ocorrem sempre nas horas cheias, entre 8 e 18 horas, de segunda a sexta-feira.

A partir das 22 horas, o programa Sala de Concerto apresenta peças de música clássica de longa duração. “Escolhemos esse horário porque durante o dia fica difícil o ouvinte parar as suas atividades e ouvir serenamente peças inteiras”, explicou a coordenadora. 

Acervo – “Muitos de nossos ouvintes” – garante Gioconda – entendem realmente de canções clássicas. Para esse público, acostumado às salas de concerto, colocamos à disposição extensa programação. Muitas vezes, nossos apresentadores trazem de suas viagens álbuns inéditos não conhecidos no Brasil. Hoje, o acervo da Rádio Cultura FM abriga 8 mil CDs. No caso dos LPs e fitas originais, estamos começando um projeto de levantamento de todo o acervo, para conhecer sua amplitude e, posteriormente, digitalizar todo o material. Bom para os ouvintes que poderão conhecer peças inéditas ou ouvir entrevistas exclusivas com os melhores intérpretes de jazz e de música clássica”. 

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial