Fundação Padre Anchieta promove debate sobre cidadania

Evento acontecerá no dia 12 em comemoração aos 40 anos da instituição

ter, 06/11/2007 - 22h05 | Do Portal do Governo

Para celebrar seus 40 anos, a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, promove no dia 12 de novembro o Seminário Internacional de Cidadania, um debate sobre o conceito atual da cidadania e o papel da mídia na formação do homem, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

O seminário, que tem como tema A Formação Crítica do Homem para o Exercício da Cidadania, será aberto ao público e gratuito. Na ocasião, estarão participando destacados conferencistas nacionais e internacionais, especialistas e autoridades, como Antanas Mockus, ex-Prefeito de Bogotá.

O evento será dividido em duas mesas, com quatro debatedores e um mediador. A Mesa 1, intitulada O Conceito Atual de Cidadania, será realizada das 10h às 12h30. A Mesa 2, das 14h30 às 17h, terá como temática O Papel da Mídia na Formação da Cidadania. Os dois temas que serão discutidos foram inspirados no Artigo 3º do Estatuto da Fundação Padre Anchieta.

Os interessados em participar do Seminário Internacional de Cidadania podem se inscrever pelo site www.tvcultura.com.br/seminario  ou obter informações pelo telefone (11) 2182-3061. As vagas são limitadas.

PROGRAMA

MESA 1 – Jorge da Cunha Lima (Presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta) será o mediador da Mesa 1, que traz como convidados: Antanas Mockus Sivickas, ex-prefeito de Bogotá; Marta Lagos (presidente do Instituto Latinobarómetro do Chile); Leonardo Avritzer (professor do departamento de Ciência Política da UFMG); e Alice Rezende Carvalho (professora socióloga do Instituto Universitário de Pesquisa do Estado Rio de Janeiro). Os participantes discutirão “Qual o conceito atual da cidadania e como ele se aplica a realidade latino-americana e brasileira?”

MESA 2 – “Como a televisão pode oferecer uma formação crítica a seu público?”; “Como os telespectadores podem ser cidadãos plenos?”; e “Qual o papel de uma televisão pública nesse processo?”  são alguns tópicos que integrará o debate O Papel da Mídia na Formação da Cidadania, da Mesa 2, que terá como mediador  Paulo Markun (presidente da Fundação Padre Anchieta), com os conferencistas Maurício García Villegas (doutor em Ciência Política da Universidade Catholique de Lovain); Sérgio Meceli Pessoa de Barros (professor titular do Departamento de Sociologia da USP); e José Sérgio Fonseca de Carvalho (professor da Faculdade Educação USP).

Mais informações sobre os palestrantes podem ser obtidas no site do evento – WWW.tvcultura.com.br/seminario

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)