Fundação Oncocentro de São Paulo capacita enfermeiros da capital e Osasco para coleta de papanicolau

Profissionais de todo o Estado serão treinados para coleta imediata após consulta médica, sem a necessidade de agendamento para o exame

ter, 19/06/2007 - 14h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), iniciou na segunda-feira, 18, a capacitação de enfermeiros paulistas, todos da rede pública de saúde. Profissionais de todo o Estado serão treinados para coleta imediata após consulta médica, ou seja, sem a necessidade de agendamento apenas para o exame, de extrema importância para as mulheres.

Na segunda, terça e quarta-feira, 18, 19 e 20 de junho, enfermeiros da capital, Osasco, Poá e Ferraz de Vasconcelos terão orientação teórica. A segunda etapa será no final do mês, com 12 horas de aulas práticas. Com a capacitação será possível que o enfermeiro realize o exame logo após a consulta com o médico – hoje são raros os casos de enfermeiros aptos à coleta, o que será alterado.

As prefeituras destas cidades escolheram os profissionais que participarão do treinamento. A Secretaria já definiu que em agosto a região de Araraquara será beneficiada, expandindo a partir daí o projeto para todo o Estado.

Além de participar do treinamento para a coleta do exame, os profissionais aprenderão todo o processo  de rastreamento do colo uterino, para identificar as possíveis lesões o mais cedo possível, evitando o câncer de colo  uterino.

“É muito importante que os enfermeiros dos hospitais e postos de saúde estejam aptos a realizar a coleta do exame de papanicolau. Além de agilizar o atendimento das mulheres, o diagnóstico precoce auxilia no tratamento e amplia as chances de cura”, alerta o médico José Antônio Marques, diretor científico da Fosp.

O evento acontecerá no auditório da Fundação Oncocentro de São Paulo: rua Oscar Freire, 2.396 – Cerqueira César, zona oeste da Capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

(J.H.)