Fundação Oncocentro completa 40 anos

Entidade realiza anualmente 220 mil exames de papanicolaou

qui, 24/04/2014 - 11h42 | Do Portal do Governo

Consolidada como umas das principais instituições pesquisadoras de ações médico-assistenciais em oncologia, a Fundação Oncocentro de São Paulo completa 40 anos nesta sexta-feira, 25. A instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, concentra trabalhos para diagnóstico precoce do câncer. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Dentre as ações está a detecção precoce do câncer de colo uterino. São realizados anualmente 220 mil exames de rastreamento (exames de papanicolaou), provenientes de 342 unidades de saúde espalhadas pelo Estado de São Paulo. A Fundação também faz a análise de cerca de 10 mil biópsias por ano, fornecendo o diagnóstico de diversos tipos de câncer.

Além disto, coordena o monitoramento externo da qualidade dos laboratórios que fazem a análise dos exames de papanicolaou a fim de aprimorar a qualidade dos exames de rastreamento no Estado de São Paulo. Também está à frente do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) cujo objetivo é cadastrar todos os casos novos de câncer matriculados com a finalidade de conhecer a assistência prestada aos pacientes no Estado de São Paulo.

Por meio do SUS, a Fundação Oncocentro mantém um departamento de reabilitação no qual atende pacientes com sequelas por câncer de cabeça e pescoço, após tratamento cirúrgico e/ou radioterápico. Neste trabalho está previsto tratamento dentário, confecção de próteses (nariz, olho, face e dentárias), bem como sua manutenção periódica, para que o paciente recupere a autoestima e retorne ao convívio social.

Do Portal do Governo do Estado