Fundação Instituto de Terras vai aplicar tecnologia de produção nos assentamentos

Itesp assina protocolo de intenções com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

seg, 20/09/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marco Pilla, estará nesta segunda e terça-feira, 20 e 21, em Andradina, para fazer a entrega de obras em assentamento dentro do programa Melhor Caminho, assinar convênio entre Itesp e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e apresentar o Programa Crédito Fundiário para região.

Protocolo de intenções Itesp-Apta 

Na segunda, será assinado um protocolo de intenções entre o Itesp e a Apta para atuação nas regiões Noroeste e Oeste do Estado de São Paulo (Pontal do Paranapanema).

Um dos objetivos principais dessa ação será a difusão tecnológica relacionada ao setor agropecuário. Para isso, as duas entidades se comprometem a manter permanente troca de informações e auxílio no suporte técnico. Entre os resultados esperados, está o estímulo ao empreendedorismo e a melhoria na gestão da produção, e a valorização dos produtos por meio da agroindustrialização.

Melhor Caminho 

Ainda na segunda-feira, Marco Pilla e o secretário adjunto da Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira entregarão as obras do Programa Melhor Caminho realizadas na Estrada da Boiadeira, dentro do Assentamento Primavera, em Andradina.

A obra – que está sendo chamada de Rodoanel Caipira – é executada pelo Governo em parceria com a prefeitura de Andradina e empresas como a Cosan, Viralcool e Ypê. A obra atende a uma solicitação da própria comunidade para o desvio do trânsito de caminhões pesados dessas empresas, tirando-os do centro do distrito de Planalto.

Crédito fundiário 

Na terça-feira, 21, o diretor executivo do Itesp apresentará o programa de Crédito Fundiário – um importante mecanismo de democratização de acesso a terra, contribuindo para a ampliação e a consolidação da agricultura familiar.

No Estado, o Crédito Fundiário conta com apoio técnico, administrativo e operacional do Itesp. Trata-se de uma ação complementar à reforma agrária, que visa a redução da pobreza rural e a permanência dos agricultores familiares no campo, por meio do financiamento para aquisição de terras e investimentos básicos ou comunitários, bem como de ações complementares de capacitação e assistência técnica.

Da Fundação Itesp