Fundação Instituto de Terras inaugura nova sede em Taubaté

Itesp dá assistência a dois assentamentos e quatro comunidades quilombolas da cidade

sex, 17/09/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) inaugura nesta sexta, 17, as novas instalações em Taubaté. Os servidores deixaram o prédio anterior, que era alugado, e passam a ocupar um imóvel do Estado, cedido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que foi reformado e adaptado ao custo de R$ 79 mil.

Além da economia para o Estado, o novo imóvel tem estrutura para atender o público com mais conforto.

Fundação Itesp 

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo é a entidade responsável por planejar e executar as políticas agrária e fundiária do Estado. O trabalho é realizado no âmbito estadual, promovendo a reforma agrária e a democratização do acesso a terra, em benefício de posseiros, quilombolas, trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra. Entre suas atribuições também está a implementação de políticas de desenvolvimento sustentável para as comunidades, com vistas ao desenvolvimento humano, social e econômico.

Na região Sudeste, onde está localizada Taubaté, o Itesp dá assistência a dois assentamentos (Santa Rita, em São José dos Campos, para 64 famílias, e Conquista, em Tremembé, para 97 famílias) e quatro comunidades quilombolas, todas em Ubatuba (Caçandoca, Camburi, Fazenda e Sertão de Itamambuca). Também possui trabalhos de regularização fundiária em andamento nas cidades de Salesópolis, Monteiro Lobato, São José dos Campos e Paraibuna.

Atualmente o Itesp presta atendimento a 173 assentamentos em todo o Estado e 26 comunidades quilombolas reconhecidas.

Da Fundação Itesp