Fundação Instituto de Terras e Embrapa terão parceria para transferência de tecnologia

Objetivo é adaptar e transferir tecnologias voltadas ao desenvolvimento rural sustentável nas áreas de assentamentos

sex, 03/09/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

Representantes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram reunidos na quinta-feira, 2, para firmar uma parceria que dará início ao Projeto Geração. O objetivo dessa iniciativa é adaptar e transferir tecnologias voltadas ao desenvolvimento rural sustentável nas áreas de assentamentos do Estado de São Paulo.

Na reunião, o Itesp e a Embrapa concordaram em assinar um termo de cooperação técnica, cujos termos começarão a ser preparados. O objetivo principal do projeto é coordenar e assessorar a realização de um conjunto de atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, visando contribuir para a melhoria dos sistemas de produção – incluindo sistemas agroflorestais, agroecologia e produção de leite em assentamentos da reforma agrária. “Essa ação dará maior impulso à produção dos assentados e, consequentemente, à geração de renda e melhoria da qualidade de vida nos assentamentos”, afirmou o diretor executivo do Itesp, Marco Pilla.

Além do Itesp e da Embrapa, participam do projeto a Fundação Paula Souza, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

A Fundação Itesp 

A Fundação Itesp é a entidade responsável por planejar e executar as políticas agrária e fundiária do Estado. Seu trabalho é realizado no âmbito estadual, realizando a reforma agrária e promovendo a democratização do acesso à terra, em benefício de posseiros, quilombolas, trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra. A fundação também implementa políticas de desenvolvimento sustentável para as comunidades, com vistas ao desenvolvimento humano, social e econômico. Atualmente o Itesp presta atendimento a 173 assentamentos no Estado, totalizando mais de 10,2 mil famílias.

Da Fundação Itesp