Fundação Instituto de Terras capacita mulheres quilombolas

Oficina ensinará como aperfeiçoar a produção e tornar o negócio rentável

seg, 21/06/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Um grupo de 15 mulheres da comunidade remanescente do quilombo Jaó, localizada em Itapeva, está participando de um curso de capacitação. Elas trabalham na oficina de costura e artesanato da comunidade, que é formada por 53 famílias.

O curso é uma contrapartida da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) em projeto de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria de Desenvolvimento Territorial (MDA/SDT). As aulas são ministradas pela analista Andiara Barbosa Automare e pela gestora do projeto Iara Rossi, ambas da Fundação Itesp. Elas irão passar as experiências de grupos de artesanato afro, coletadas em visitas técnicas, e debater sobre formas de melhorar o produto.

O projeto de parceria prevê a construção de uma oficina de costura com recursos do MDA/SDT e a capacitação das mulheres para a melhoria da produção e aprendizado sobre o mercado de artesanatos e sua comercialização. Atualmente, as mulheres de Jaó trabalham com tingimento de tecido com temas afro, conhecido como batik, bordados, confecção de bolsas e pequenos artesanatos.

Segundo Iara Rossi, o grupo pediu para aperfeiçoar os seus produtos e dar uma “cara” mais afro aos artesanatos, resgatando suas raízes. Até o final do ano, elas irão aprender nas oficinas de capacitação sobre organização, estrutura, gestão e desenvolvimento do produto e comercialização.

Da Fundação Itesp