Fundação Instituto de Terras anuncia recuperação ambiental de 70 hectares em assentamento

Na ocasião, será formalizada a criação de grupo multidisciplinar que ajudará a alavancar a produção e geração de renda dos assentados

qua, 20/10/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) anuncia nesta quarta, 20, em Teodoro Sampaio, o início dos trabalhos de recuperação ambiental de 70 hectares – o equivalente a 70 campos de futebol – no assentamento Asa Branca, em Mirante do Paranapanema. O trabalho será realizado em parceria com a ETH Bioenergia, empresa que atua na produção, comercialização e logística de etanol, energia elétrica e açúcar, para compensação de danos causados pela passagem dos ‘linhões’ (linhas de transmissão de energia elétrica) no assentamento.

Na ocasião também será formalizada a criação do Grupo Multidisciplinar de Apoio à Comercialização no Pontal do Paranapanema, cujo objetivo será alavancar a produção e a geração de renda dos assentados.

O anúncio será feito na Escola Estadual Francisca Ferreira de Souza, no local conhecido como ‘Assentamento Ribeirão Bonito’, em Teodoro Sampaio, que também irá sediar a entrega de insumos para outros assentamentos do município. Durante o evento, serão entregues 21 kits ovinos aos assentados, contendo cada um três fêmeas e um macho, totalizando 84 animais. Serão beneficiadas 21 famílias dos assentamentos Santo Expedito, Santa Terezinha da Água Sumida, Santa Zélia, Fusquinha, Santa Cruz da Alcídia e Santa Edwirges.

Também serão entregues 1.609 mudas de árvores frutíferas (abacate, acerola, goiaba, banana, jabuticaba, jaca, pitanga) para 57 famílias dos assentamentos Santo Expedito, Santa Terezinha da Água Sumida, Santa Zélia, Fusquinha e Guarani; e 185 toneladas de calcário, destinados à correção de solo para plantio, para 206 famílias dos assentamentos Haidéia, Santa Vitória, Santa Zélia, Santa Rita da Serra, Santo Antonio dos Coqueiros e Vale Verde.

A solenidade contará com as presenças do secretário adjunto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Gustavo Ungaro; do diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla; do coordenador da Regional Oeste, Marco Tulio Vanalli; do diretor adjunto de Recursos Fundiários, Gabriel Veiga; e do prefeito de Teodoro Sampaio, José Ademir Infante Gutierrez.

Títulos de domínio 

No mesmo dia, serão entregues 16 títulos de domínio – 15 de imóveis urbanos e um rural – a moradores de Mirante do Paranapanema, dentro do ‘Programa Minha Terra’ de regularização fundiária, realizado pelo Itesp. A entrega desses títulos será feita no gabinete da Prefeitura de Mirante.

Do Itesp